Volta ao Algarve 2016: Astana confirma Fabio Aru, IAM e Etixx garantem...

Volta ao Algarve 2016: Astana confirma Fabio Aru, IAM e Etixx garantem presença

206

O pelotão da 42ª Volta ao Algarve, que se vai disputar de 17 a 21 de Fevereiro de 2016, continua a ganhar corpo. A Astana confirma Fabio Aru como um dos oito corredores pré-inscritos para a prova portuguesa. As equipas Etixx-QuickStep e IAM Cycling, ambas de categoria WorldTour, elevam para 17 o número de formações com participação assegurada.

A Astana prepara-se para disputar a mais internacional das provas portuguesas com um elenco de luxo, de acordo com a equipa que registou através do boletim oficial de inscrição.

O vencedor da Volta a Espanha, segundo na Volta a Itália e número cinco do ranking mundial de 2015, Fabio Aru, é o chefe de fila. O italiano terá a companhia dos compatriotas Diego Rosa, Paolo Tiralongo e Dario Cataldo, do espanhol Luis León Sánchez, vencedor da prova de fundo dos Jogos Europeus e quinto na Volta ao Algarve de 2015, do colombiano Miguel Ángel López, vencedor da Volta a França do Futuro em 2014, do estoniano Tanel Kangert e do cazaque Bakhtiyar Kozhatayev.

O pelotão da Volta ao Algarve conta já com onze equipas do WorldTour confirmadas. Às nove anteriormente anunciadas, juntam-se a suíça IAM Cycling e a belga Etixx-QuickStep. Os helvéticos já enviaram o boletim de inscrição com os nomes previstos para a corrida lusa. Destacam-se Heinrich Haussler, actual campeão de fundo da Austrália; Matthias Brändle, campeão austríaco de contra-relógio em 2014; o trepador colombiano Jarlison Pantano; e o velocista belga Jonas van Genechten, aos quais se somam o belga Dries Devenyns, o australiano Leigh Howard, o norueguês Sondre Holst Enger e o suíço Oliver Zaugg.

A Etixx-QuickStep ainda não revelou os corredores com que se apresentará na Volta ao Algarve, mas é uma equipa de grande prestígio, tendo ganho a prova portuguesa através de Stijn Devolder, em 2008, de Tony Martin, em 2013, e de Michal Kwiatkowski, em 2014.

A confirmação da Etixx-QuickStep garante à Volta ao Algarve a presença das cinco melhores formações mundiais de 2015, de acordo com o ranking WorldTour por equipas: Movistar, Katusha, Team SKY, Etixx-QuickStep e Astana.

Equipas confirmadas

WorldTour
* Astana (Cazaquistão)
* Cannondale (Estados Unidos da América)
* Etixx-QuickStep (Bélgica)
* IAM Cycling (Suíça)
* Katusha (Rússia)
* Lotto Soudal (Bélgica)
* Lotto NL-Jumbo (Holanda)
* Movistar (Espanha)
* Team Sky (Grá-Bretanha)
* Tinkoff (Rússia)
* Trek Factory Racing (Estados Unidos da América)

Continentais Profissionais
* Bora-Argon 18 (Alemanha)
* Caja Rural-Seguros RGA (Espanha)
* Novo Nordisk (Estados Unidos da América)
* Roth-Skoda (Suíça)
* Rusvelo (Rússia)
* Verva ActiveJet (Polónia)