Volta a Portugal do Futuro 2017: José Fernandes conquistou a Volta dos...

Volta a Portugal do Futuro 2017: José Fernandes conquistou a Volta dos Futuros Campeões

Camisola Amarela desde a segunda etapa, quando a competição chegou ao alto da Serra de São Macário, José Fernandes, ou José Neves como mais gosta de ser tratado, chegou, este Domingo, integrado no pelotão que terminou a prova, em Alcains (Castelo Branco)

90

José Fernandes - Volta a Portugal do Futuro 2017 - VencedorNatural de Évora, mas a viver no Ribatejo, José Fernandes confirmou o favoritismo e terminou a 25ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros vitorioso. Camisola Amarela desde a segunda etapa, quando a competição chegou ao alto da Serra de São Macário, José Fernandes, ou José Neves como mais gosta de ser tratado, chegou, este Domingo, integrado no pelotão que terminou a prova, em Alcains (Castelo Branco).

O triunfo nesta quarta e derradeira tirada foi discutido ao sprint após 148,2 quilómetros quando um francês, Corentin Navarro (Delko Marselle), impôs a lei do mais forte superiorizando-se a Francisco Campos (Miranda-Mortágua) e Jonathan Couanor, companheiro de equipa do vencedor.

Foi a terceira chegada ao sprint e a terceira vez que o campeão português Sub-23, Francisco Campos, fez segundo lugar. Algo frustrado, após cruzar a linha de meta, valeu ao corredor da equipa comandada pelo antigo sprinter, Pedro Silva, a conquista da Camisola Preta Kia da classificação por pontos. Foi o mais regular em toda a Volta.

Consagração só… no fim

Longe de ser uma etapa de consagração para o líder, o dia iniciado no Sabugal teve como protagonista um pequeno grupo, onde estava Hugo Nunes (Miranda-Mortágua), que virtualmente devido, à vantagem da fuga, poderia reescrever a história desta Volta. Lá atrás, o pelotão comandado pelos azuis e brancos da Liberty não facilitou a vida a quem assumiu a frente da corrida e nos últimos quilómetros conseguiu com alguma facilidade engolir todos os fugitivos.

Na estreia de Alcains na Volta a Portugal do Futuro a vitória foi discutida em bloco e José Fernandes, feita a contabilidade final da competição, acabou com 2 minutos e 46 segundos de vantagem sobre o basco Txomin Juaristi (Café Baque). O terceiro da geral foi Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass).

No pódio, e para além das camisolas já citadas, festejaram Marcelo Salvador (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés), que confirmou a Camisola Castanha da Montanha, e Roger Adria (Lizarte), que manteve a Camisola Branca RTP por ser entre os mais jovens o melhor classificado. Colectivamente a vencedor foi a equipa espanhola Lizarte.

A Grande Volta começa dia 4 de Agosto

Terminada a Volta dos mais jovens, a Podium Events entra na recta final dos preparativos para a prova rainha do ciclismo nacional, a Volta dos profissionais que este ano vai começar em Lisboa e terminar em Viseu. A 79ª Volta a Portugal Santander Totta decorre entre 4 e 15 de Agosto e vai assinalar os 90 anos desde que a prova foi realizada a primeira vez.

A apresentação das equipas que vão competir na prova máxima em Portugal será feita num emissão da RTP em directo junto ao Centro Cultural de Belém na véspera do Prólogo que terá como cenário toda a envolvente da zona ribeirinha da capital.