Volta a Portugal do Futuro 2017: Cyril Barthe é o 1º Camisola...

Volta a Portugal do Futuro 2017: Cyril Barthe é o 1º Camisola Amarela

O corredor da Fundacion Euskadi bateu ao sprint o campeão português, Francisco Campos (Miranda-Mortágua) e Paulo Silva (Sicasal-Constantinos) depois de 146 quilómetros

82

Cyril Barthe - Volta a Portugal do Futuro 2017 - 1ª EtapaChama-se Cyril Barthe, é um jovem francês de 20 anos e tornou-se esta Quinta-feira, em Oliveira do Hospital, o primeiro Camisola Amarela da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, a principal competição para a categoria Sub23. O corredor da Fundacion Euskadi bateu ao sprint o campeão português, Francisco Campos (Miranda-Mortágua) e Paulo Silva (Sicasal-Constantinos) depois de 146 quilómetros.

A etapa inaugural da Volta do Futuro, que está a comemorar as Bodas de Prata, começou sob o signo da chuva e do frio à partida de Oliveira de Azeméis, onde alinhou o pelotão de 86 participantes em representação de 11 equipas.

O frio terá dado o mote para as muitas movimentações na fase inicial da corrida, mas apenas a meio da etapa aconteceu a fuga de dois espanhóis, protagonistas durante a segunda fase da prova, mas sempre com uma vantagem que nunca passou os dois minutos e meio.

Depois de ultrapassadas quatro contagens de montanha, uma de 2ª categoria e na aproximação à meta, o pelotão liderado pela Liberty Seguros-Carglass aumentou o ritmo e depressa engoliu os fugitivos, ainda que o basco Ibai Azurmendi (Fundacion Euskadi) tudo tivesse tentado para resistir ao grupo.

Na longa recta da meta, em plano com algum ascendente, foi mais feliz, ou melhor, mais eficaz, o sprint do francês, agora líder com o mesmo tempo de Francisco Campos e Paulo Silva, uma vez que a prova não tem qualquer bonificação à chegada ou nas metas volantes.

Além da Amarela Liberty Seguros, Cyril Barthe, natural de Bayonne, veste também a Camisola Preta KIA dos Pontos. Francisco Campos, com apenas 19 anos, vestiu, em Oliveira do Hospital, a Camisola Branca RTP da Juventude. A Camisola Castanha Delta que premeia o melhor trepador está com Floryan Arnault (Delko Marselle), vencedor da passagem em Currais, a montanha de 2ª categoria.

Subir São Macário é… ”Especial”

Até Domingo serão percorridos na 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros quase 600 quilómetros. Esta Sexta-feira, o segundo dia de competição e o mais longo tem quase 151 quilómetros. A partida inédita da Volta a Portugal do Futuro de Arganil, a caminho da Serra de São Macário, em São Pedro do Sul, tem tudo para ser apelidada de rainha porque está recheada de montanha, a terminar com um Prémio de Categoria Especial a 996 metros de altitude.

A 25ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros tem o apoio de Oliveira de Azeméis, Oliveira do Hospital, Arganil, São Pedro do Sul (São Macário), Tondela, Sabugal e Alcains. São patrocinadores: Liberty Seguros, KIA, Delta Cafés, RTP, Fundação INATEL, KTM, Vitalis, Glassdrive, Shimano, 4XP by DietSport, Antena 1, Pacto, Infraestruturas de Portugal e Centro de Informação Geoespacial do Exército.