Volta à Lombardia: O último ‘Monumento’ da temporada para ver em directo...

Volta à Lombardia: O último ‘Monumento’ da temporada para ver em directo no Eurosport

Os portugueses Rui Costa e José Gonçalves integram um pelotão recheado de estrelas, como Tom Dumoulin, Nairo Quintana, Vincenzo Nibali, Primoz Roglic, Fabio Aru, Michal Kwiatkowski, Warren Barguil e Thibaut Pinot. Johan Esteban Chaves é o grande ausente.

33

Johan Esteban Chaves - Volta à Lombardia 2016Os portugueses Rui Costa e José Gonçalves integram um pelotão recheado de estrelas como Tom Dumoulin, Nairo Quintana, Vincenzo Nibali, Primoz Roglic, Fabio Aru, Michal Kwiatkowski, Warren Barguil ou Thibaut Pinot.

Vencedor do ano passado, Johan Esteban Chaves é o grande ausente, depois de ter sofrido uma queda no Giro dell’Emilia.

Os fãs de ciclismo não vão querer perder Il Lombardia, a Volta à Lombardia, o último ‘Monumento’ da temporada. O Eurosport – Casa do Ciclismo – emite no Sábado, dia 7 de Outubro, esta prestigiada clássica italiana, na qual participam os portugueses Rui Costa e José Gonçalves.

Depois da Milão – San Remo, da Volta à Flandres, da Paris – Roubaix e da Liège-Bastogne-Liège, chega a vez da Volta à Lombardia, o derradeiro ‘Monumento’ da época. Por se realizar no Outono, é também conhecida como a ‘Clássica das Folhas Caídas’ à semelhança da Paris – Tour.

A primeira edição da Volta à Lombardia data de 1905. Este ano, cumpre-se a 111ª edição da histórica corrida. São 247 km de distância com partida em Bergamo e chegada a Como.

A prova é considerada por muitos como uma clássica para trepadores, uma vez que favorece as caraterísticas deste tipo de ciclistas, apesar do final tipicamente plano ideal para os sprinters. A subida a Madonna del Ghisallo, nos últimos quilómetros antes da meta, é uma das mais famosas da corrida.

O melhor registo de um ciclista português foi obtido por Rui Costa, em 2013, quando terminou a prova no terceiro lugar. No ano passado, a vitória sorriu ao colombiano Johan Esteban Chaves da Orica-Scott. Foi acompanhado no pódio por Diego Rosa, em segundo, e Rigoberto Uran, em terceiro.

Johan Esteban Chaves é o grande ausente para a edição da Volta a Lombardia 2017. O colombiano da Orica-Scott sofreu uma queda no Giro dell’Emilia que resultou na fractura da omoplata direita e já não compete mais esta temporada.

O italiano Fausto Coppi é o ciclista com maior número de títulos na Volta à Lombardia, com um total de cinco (1946-1949, 1954). Segue-se o italiano Alfredo Binda com quatro (1925-1927, 1931).

Não perca a Volta à Lombardia, o derradeiro ‘Monumento’ da temporada, Sábado, 7 de Outubro, no Eurosport 1 ou no Eurosport Player, a partir das 14:30, com comentários Paulo Martins e Gonçalo Moreira.