Volta a Albergaria 2017: Jesús del Pino vence em Albergaria

Volta a Albergaria 2017: Jesús del Pino vence em Albergaria

O espanhol Jesús del Pino (Efapel) foi o vencedor da 17ª Volta a Albergaria em bicicleta, tendo César Fonte (LA Aluminios - Metalusa Blackjack) sido o segundo classificado

70

Jesús del PinoO espanhol Jesús del Pino (Efapel) foi o vencedor da 17ª Volta a Albergaria em bicicleta, tendo César Fonte (LA Aluminios – Metalusa Blackjack) sido o segundo classificado.

Jesús del Pino atacou na última das três contagens de montanha do dia, ao quilómetro 146, e deu o mote para o desfecho na corrida: um mano-a-mano no sprint com César Fonte, da equipa albergariense da LA Alumínios – Metalusa Blackjack, no qual saiu vencedor. O espanhol de Toledo cumpriu os 155,7 km em 3h52m53s – à média de 40,9 km/h – para suceder, no historial, a Pedro Paulinho, vencedor desta competição em 2016.

Depois de Jesús del Pino e César Fonte, nas imediatas posições, concluíram Hugo Nunes (Miranda-Mortágua), Mário Salas (Sporting-Tavira) e Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass), respectivamente a 2, 8 e 23 segundos do vencedor.

A corrida foi animada por sucessivos ataques que isolaram primeiramente um grande grupo de 22 unidades. As sucessivas dificuldades de um percurso cumprido ao calor, a par da disputa das classificações secundárias, adiaram a contenda para a última subida e, depois de isolado um pequeno grupo de sete unidades, foi no risco da meta que foi decretado o vencedor.

“Estudei o percurso e sabia que a última subida ia fazer a diferença. Apostei tudo e apesar de termos participado com apenas três elementos conseguimos ganhar. É um dia feliz”, disse o espanhol da Efapel.

As restantes classificações ficaram assim distribuídas: Pedro Paulinho (Louletano/Hospital de Loulé) venceu a montanha; Antonio Barbio (Efapel) triunfou nas metas-volantes; César Fonte (LA Alumínios – Metalusa Blackjack) venceu a geral dos sprints; e Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) triunfou na juventude.

A classificação colectiva foi conquistada pela W52-FC Porto.