Voleibol: Liga Mundial tem novo formato em 2016

Voleibol: Liga Mundial tem novo formato em 2016

237

O Conselho da Liga Mundial, reunido ontem na sede da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), em Lausanne (Suíça), decidiu apresentar um novo sistema de disputa da Fase Intercontinental, já a pensar na preparação das Selecções para os Jogos Olímpicos «Rio 2016».

Após aumentar o número de participantes de 28 para 32 no ano passado, a FIVB apresenta agora um novo formato de competição que divide as Selecções em dois grupos de 12 equipas e um grupo de 8.

O Grupo 1 inclui as melhores 12 Selecções da Liga Mundial 2015: França (vencedora), Sérvia (vice-campeã), Estados Unidos (3º), Polónia, Brasil, Itália, Irão, Austrália, Rússia, Bulgária, Argentina e Bélgica.

O Grupo 2 é composto pelas 12 Selecções classificadas entre o 13º e o 24º lugar em 2015: Japão, Holanda, Canadá, Finlândia, República Checa, Cuba, Coreia do Sul, Portugal, Egipto, Turquia, Eslováquia e China.

(Subiram a este grupo a China, a Turquia, a Eslováquia e o Egipto)

O Grupo 3 será confirmado em data a definir.

A edição 2016 da Liga Mundial prolonga-se de 17 de Junho a 17 de Julho. A Fase Intercontinental dos Grupos 1 e 2 será disputada ao longo de três semanas, de 17 de Junho a 3 de Julho, enquanto a fase preliminar no Grupo 3 será concluída em apenas duas semanas. No Grupo 3, a Final-4 será realizada nos dias 1 a 3 de Julho e será seguida pela realização da Final-4 do Grupo 2 (9 e 10 de Julho) e da Final-6 do Grupo 1 (13 a 17 de Julho).

A Final-6 do Grupo 1, que define o vencedor da Liga Mundial, será disputada por seis Selecções (o organizador mais os cinco melhores classificados na Fase Intercontinental do Grupo 1).

Nos Grupos 2 e 3, as finais serão disputados pelos três melhores classificados na Fase Intercontinental e pelo país organizador. Os países anfitriões das finais serão confirmados oportunamente.

Portugal recebe Canadá, Finlândia e Cuba

A Selecção Nacional de Séniores Masculinos começa por defrontar, na Turquia (17 a 19 de Junho), as Selecções da Holanda, da Eslováquia e da Turquia. Seguidamente, defronta o Canadá, a China e a Coreia do Sul numa poule organizada pelo Canadá (24 a 26 de Junho). Nos dias 1 a 3 de Julho, o nosso país recebe as Selecções do Canadá, da Finlândia e de Cuba, em local a definir.