Rio’2016: Vânia Neves confirmada na prova de Natação em Águas Abertas

Rio’2016: Vânia Neves confirmada na prova de Natação em Águas Abertas

Vânia Neves viu a sua participação confirmada depois de uma decisão de um tribunal neozelandês, que não deu provimento ao recurso apresentado por Charlotte Webby

356

A nadadora portuguesa Vânia Neves apurou-se para a prova de Natação em Águas Abertas dos Jogos Olímpicos Rio’2016, anunciou esta 6ª Feira a Federação Portuguesa de Natação (FPN).

Em comunicado, o organismo explica que “a nadadora do Fluvial Portuense viu a sua participação nos Jogos Olímpicos confirmada depois da FPN ter recebido um convite da FINA endereçado à atleta”.

Este “convite” surge na sequência de uma decisão de um tribunal neozelandês, que não deu provimento ao recurso apresentado por Charlotte Webby, 31ª classificada na prova de 10 Km de Setúbal, e que pretendia um lugar na prova olímpica de Águas Abertas, pois o COI permite que o derradeiro lugar seja ocupado pela atleta melhor classificada das não apuradas nas provas de qualificação.

No entanto, o acesso aos Jogos Olímpicos tem de ser feito através das diferentes federações nacionais, e a Federação Neozelandesa decidiu convocar apenas atletas que ficassem no top-16 das provas de qualificação.

Charlotte Webby considera injusta a decisão, mas já não há nada a fazer e é mesmo Vânia Neves (2ª das não apuradas) a ocupar o último lugar disponível na prova olímpica de Águas Abertas.