U.Porto sagra-se campeã nacional universitária de Rugby 7s

U.Porto sagra-se campeã nacional universitária de Rugby 7s

44

A equipa masculina da U.Porto não quis abdicar do título e a feminina não se deixou impedir de conquistar pela primeira vez o campeonato nacional universitário de Rugby 7s. Juntas fizeram da Universidade do Porto campeã nacional universitária da modalidade e ganharam lugar nos Campeonatos Europeus Universitários, em Godollo, na Hungria.

CNU's 2015 - Râguebi 7sNo campeonato masculino, já se jogavam as meias finais, entre a U.Porto e a AAC e a UCP-CRP e a AAUE. A actual campeã venceu por 19-5 e a Católica do Porto deixou para trás a AAUE ao vencer por 29-7. A final e o jogo para definir o 3º e 4º lugares foram renhidos, poucos foram os pontos que separaram as equipas envolvidas em ambas as partidas. Mas a U.Porto foi mais forte e, com um resultado de 26-21, conseguiu reerguer a taça. A AAC, que terminou a época passada em 3º lugar, desceu uma posição, cedendo esse lugar à AAUE (20-21).

O treinador da U.Porto, Miguel Moreira, sente que “a equipa mereceu esta vitória, porque este ano trabalhámos muito para estes campeonatos”.

No Rugby 7s feminino, a U.Porto chegou ao topo apenas com vitórias e, na final, tiveram de enfrentar a equipa que, até à época transata (em que a NOVA foi campeã), tinha ganho todos os campeonatos nacionais universitários da modalidade. Mas as meninas do Norte não se deixaram intimidar e, por 12-7, fecharam o campeonato e ergueram o ouro ao peito.

Para Nuno Gramaxo, treinador da equipa feminina, esta vitória “é fruto de um trabalho que tem sido desenvolvido. Temos uma equipa com muita atitude”.

O último lugar foi disputado pelo IPP e pela anfitriã AAUM, mas novamente o Porto mostrou ser mais forte, não dando qualquer hipótese aos minhotos e vencendo o jogo por 38-0.

Campeonato Europeu Universitário de Rugby 7s realiza-se de 22 a 25 de Julho.

Nas restantes modalidades em disputa, o Andebol masculino terminou a fase de grupos, apurando a AAUAv, AEIST, IPLeiria, NOVA e AAUM, actual campeã nacional e mundial universitária da modalidade, que vão continuar a prova amanhã para decidir quem são as quatro equipas que irão à final. Das que seguem para a próxima fase, apenas a equipa da casa conseguiu vencer os três desafios da fase de grupos, enquanto os restantes ficaram-se pelas duas vitórias. A AAUM, que já trazia vantagem do dia anterior, venceu a AEFADEUP por 24-31, mantendo o seu registo limpo de derrotas.

O Andebol feminino começou hoje e o IPLeiria mostrou querer voltar a segurar a taça de campeão nacional universitário, ao vencer a AAUE por 20-12 e a AEISMAI por 21-14. Também a U.Porto, actual vice-campeã, não deu hipótese aos seus adversários e segue em vantagem para o segundo dia da fase de grupos. Com menos sorte, encontra-se a equipa da casa que não venceu nenhum dos dois jogos, assim como a AAUE.

As equipas de Futsal feminino também terminaram hoje a fase de grupos e já são conhecidos os nomes que seguem para a próxima etapa. AEISCTE-IUL e AAUTAD foram primeiras dos seus grupos pelo infalível desempenho das duas equipas: três jogos, três vitórias. Destaque também para o IPSantarém que, na sua primeira participação, realizou uma boa performance, perdendo apenas um jogo e vencendo os restantes, frente à AAUM, no primeiro dia, e hoje frente à AEFMUP (6-1). A estas juntam-se também a AEFADEUP, a AAUE e a AAC, actual detentora do título de campeã nacional universitária.

A disputa masculina volta a dar destaque à equipa anfitriã que foi novamente a única a passar a fase de grupos sem derrotas e com grandes resultados: 8-2 AEFCUP e 4-1 AEIST (no primeiro dia de competição) e 5-0 com a AAUBI. Para além do Minho, apurou-se também a AAUBI, a AEISCAC, que regressou ao campeonato universitário após uns anos de afastamento, o IPV, a AEFEUP e a AAC.

No Futebol 11, depois de um primeiro dia marcado pelo fraco número de golos, hoje nenhum jogo acabou a zeros. Apurados encontram-se as equipas da AAUBI, que terminou em 3º lugar na época anterior, da AEFADEUP, da AAUTAD e da AAC, vice-campeã. A actual campeã e anfitriã destes CNU’s não conta com nenhuma derrota e está no topo da tabela do grupo e segue para a próxima fase, juntamente com a AEIST.

Por fim, o Basquetebol masculino, que ainda tem alguns jogos a decorrer, teve o seu início hoje, e já é possível destacar a dupla vitória das equipas da AAUM e da AEIST.

As provas de Voleibol masculino mostram de novo que a equipa da casa pretende chegar às finais, assim como a AEFADEUP e a AAUAv. Esta última também soma e segue no feminino, cujos últimos dois jogos ainda estão a ser jogados, juntamente com o IPP e a AEFEUP.

Amanhã prosseguem as competições e inicia-se a modalidade de Hóquei em Patins masculino que vai ter lugar nas Taipas. No mesmo dia, vai realizar-se uma tertúlia, no âmbito dos 25 anos da FADU, com o tema ‘Quadros Competitivos Universitários: Dimensão e Oportunidades’. A iniciativa tem como oradores convidados o Seleccionador Nacional/Universitário de Futsal, Jorge Braz, o Seleccionador Nacional/Universitário de Andebol masculino, Rolando Freitas, e o Treinador de Taekwondo – Alto rendimento e Universitário da Universidade do Minho. Vai ter lugar no Salão Nobre da Reitoria da UM, às 21h30.