Troféu Yamaha 2017: Resumo da última etapa em Alpiarça e classificações finais

Troféu Yamaha 2017: Resumo da última etapa em Alpiarça e classificações finais

Pela segunda vez esta temporada, a vila ribatejana de Alpiarça recebeu perto de 200 participantes na quinta e derradeira jornada do Troféu Yamaha, competição que completou agora a sua 14ª edição.

43

Troféu Yamaha 2017Pela segunda vez esta temporada, a vila ribatejana de Alpiarça recebeu perto de 200 participantes na quinta e derradeira jornada do Troféu Yamaha, competição que completou agora a sua 14ª edição.

Apesar do muito calor que se fez sentir, a organização teve a preocupação de manter a pista sempre bem regada, o que proporcionou corridas muito animadas.

Em franco crescimento estão as classes destinadas aos mais pequenos, de onde poderão vir a ser grandes nomes do motociclismo nacional. Também as meninas continuam a aderir e foi curioso ver uma corrida, a de Infantis Moto 4, com mais meninas que rapazes. Com os participantes divididos por 19 classes eram 9 os campeões que ainda faltavam encontrar.

Resultados

Infantis Motos: Problemas na moto para Duarte Filipe, o que não permitiu reeditar o fantástico duelo de Rio Maior. Nesta classe, Vasco Salgado fez o pleno de vitórias, Domingos Cunha foi 2º a 2 voltas e Bárbara Nunes, a única menina, não completou a corrida.

Infantis Moto 4: Uma classe que chegou a não ter participantes teve, desta vez, quatro concorrentes e com a particularidade de três serem meninas, duas delas estreantes. Com a terceira vitória da temporada, Ruben Nunes sagrou-se campeão.

Iniciados Motos: Na corrida mais participada, Afonso Fonseca fez o pleno e Filipe Salgado averbou o segundo lugar. Maria Milheiro foi a mais rápida entre as três meninas presentes e terminou também na frente na classificação final do Troféu 2017.

Iniciados Moto 4: Esta foi a primeira vitória de Afonso Iria numa corrida onde o já campeão Alexandre Bastos teve problemas e terminou a quatro voltas do vencedor.

Fun Moto 4: Esta foi uma corrida muito atribulada. Rafael Sousa, que foi o mais rápido nos treinos teve problemas. O mesmo aconteceu com os dois candidatos ao título Guilherme Santos e Alexandre Batista. Apesar de ter sido último na corrida, Guilherme Santos sagrou-se campeão e Tiago Ferreira triunfou pela primeira vez. Iara Caçador foi a mais rápida das duas meninas presentes e terminou também na frente na classificação final do Troféu 2017.

450 Moto 4: Numa corrida onde Rui Sousa (vencedor em Rio Maior) parou para ajudar o primo Ricardo Sousa acidentado, Tomás Paulo registou a segunda vitória da temporada o que, todavia, não deu para chegar ao título conquistado por Fernando Cardoso, o segundo classificado em Alpiarça.

700 Moto 4: Nelson Raposo já era campeão e confirmou o título vencendo pela quarta vez este ano.

Veteranos Moto 4: Também Rui Sousa já tinha assegurado previamente o título, que confirmou vencendo pela quinta vez consecutiva. Fez assim o pleno.

Pilotos Oficiais Moto 4: Ricardo Sousa e Daniel Bernardo partiram empatados para esta derradeira corrida. Depois de uma disputa animada no início da prova, Daniel Bernardo beneficiou do acidente do seu adversário vencendo uma corrida onde foi o único a terminar, um triunfo que lhe permitiu conquistar também o título de 2017.

YZ 85: Numa temporada dominada por João Reguinga que chegou a Alpiarça já campeão, esta derradeira jornada não lhe correu nada bem e nem terminou a corrida. Igor Amorim, por seu lado, chegou, viu e venceu na única prova que disputou em 2017.

Fun Bike TTR 125: Apesar do enorme empenho e imenso trabalho que o Off Road Camp lhe ocupa, Pedro Barradas continua a divertir-se nas Fun Bike e com o triunfo em Alpiarça fez o pleno em 2017.

YZ250F: Com o campeão Luís Cação ausente, coube a Bruno Domingos triunfar pela segunda vez este ano.

YZ450F: Rodrigo Filipe nem necessitava vencer, mas o triunfo garantiu-lhe o título.

WR250F: Diogo Pais chegou à vitória na segunda corrida disputada de uma classe em que os dois primeiros do Troféu terminaram empatados em pontos. O título foi para Eduardo Reis que somou mais triunfos.

WR450F: Duarte Pedroso foi mais um dos pilotos que, vencendo em Alpiarça, fizeram o pleno de vitórias em 2017.

Clássicas Enduro: José Silva venceu a segunda corrida em que participou este ano. O campeão Pedro Flores foi segundo classificado.

Clássicas Cross: Pedro Costa venceu a primeira corrida em que participou este ano. Para Paulo Fragoso o sexto lugar foi suficiente para a conquista do título.

Veteranos Motos: Tendo-se magoado em Rio Maior, Paulo Cardoso conquistou o título ao regressar aos triunfos, embora este tenha sido muito suado.

Pilotos Oficiais Motos: A disputar o titulo absoluto no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Sebastian Bühler impôs-se de forma clara em Alpiarça numa corrida que deu o titulo no Troféu a Tomás Salgado.

O encerramento de mais uma edição deste Troféu Yamaha será realizado numa grande festa organizada pela marca nipónica que no dia 9 de Setembro, pelas 18.00h, irá realizar uma festa de entrega de prémios que terá lugar no Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

Campeões do Troféu Yamaha 2017

* Infantis Motos: 8 Vasco Salgado
* Iniciados Motos: 84 Afonso Fonseca
* Fun Bike TTR 125: 755 Pedro Barradas
* Clássicas Enduro: 801 Pedro Flores
* YZ250F: 256 Luís Cação
* Veteranos Moto 4: 467 Rui Sousa
* 700 Moto 4: 747 Nelson Raposo
* WR450F: 372 Duarte Pedroso
* Iniciados Moto 4: 556 Afonso Iria
* Fun Moto 4: 187 Tiago Ferreira
* YZ 85: 511 Igor Amorim
* Clássicas Cross: 865 Pedro Costa
* Infantis Moto 4: 41 Ruben Nunes
* WR250F: 299 Diogo Pais
* Pilotos Oficiais Motos: 108 Sebastian Bühler
* 450 Moto 4: 601 Tomás Paulo
* Pilotos Oficiais Moto 4: 152 Daniel Bernardo
* YZ450F: 333 Rodrigo Filipe
* Veteranos Motos: 405 Paulo Cardoso



PARTILHAR