Troféu Guilherme Silva 2017: Bombarralense a quadruplicar

Troféu Guilherme Silva 2017: Bombarralense a quadruplicar

O passado fim-de-semana foi recheado de ciclismo para o Sport Clube Escolar Bombarralense, com a sua equipa júnior, a Sicasal – Liberty Seguros – Bombarralense. No Sábado, dia 19, foi o dia do conselho do Bombarral acolher o III Troféu Guilherme Silva.

37

Troféu Guilherme Silva 2017 - PódioO passado fim-de-semana foi recheado de ciclismo para o Sport Clube Escolar Bombarralense, com a sua equipa júnior, a Sicasal – Liberty Seguros – Bombarralense. No Sábado, dia 19, foi o dia do conselho do Bombarral acolher o III Troféu Guilherme Silva.

O dia começou com os jovens aspirantes a mostrarem o seu valor. O início da tarde foi marcado pela prova no escalão de cadetes. 13 voltas num total de 39 quilómetros, num troféu ganho por Rafael Gouveia (LA Alumínios Paio Pires). No sector feminino, 17 atletas mostraram o seu valor.

Francisco Guerreiro, Leonel Firmino, Rafael Costa, Wilson Esperança, Guilherme Simão, Francisco Duarte, António Pintassilgo, Rodrigo Pereira, Rodrigo Duarte e Bruno Valentim alinharam à partida para honrar as cores do clube em casa. O objectivo era vencer individualmente e colectivamente, para além de oferecer uma prova interessante aos adeptos.

49,6 quilómetros esperavam os jovens ciclistas, ao longo de 18 voltas. Uma fuga formada à última volta começou a decidir a corrida. A corrida começou a ser decidida na última volta, quando se formou uma fuga constituída por José Bastos (Mato – Cheirinhos), Francisco Duarte, Leonel Firmino e Francisco Guerreiro (Sicasal – Liberty Seguros – Bombarralense).

Francisco Guerreiro impôs um ritmo forte para os seus companheiros chegarem isolados, numa tentativa bem-sucedida. Francisco Duarte venceu e Leonel Firmino terminou em 2º. Wilson Esperança e Francisco Guerreiro finalizaram em 4º e 5º, ditando assim também a vitória colectiva.

Com cerca de 100 ciclistas, o pelotão sub-23/elites partiu para a primeira prova após a 79ª Volta a Portugal. Com as ruas do Bombarral preenchidas pelo público que se juntou para ver passar os atletas, João Matias (LA Alumínios | Metalusa Blackjack) venceu ao sprint, ao fim de 78 quilómetros.

O balanço do evento é positivo. De realçar a ausência das equipas do ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins e do Alcobaça Clube Ciclismo, apesar das suas proximidades geográficas; o Team Almodôvar, o Sporting Clube de Portugal – Tavira e o Clube de Ciclismo de Loulé marcaram presença no evento apesar da distância geográfica.

O fim-de-semana prosseguiu no Turcifal, para o 21º Troféu Feira do Mato.

Esperava a equipa um circuito acidentado, a ser percorrido 14 vezes, perfazendo o total de 49 quilómetros. Com a mesma formação de Sábado, exceptuando a ausência de Bruno Valentim, o objectivo da equipa era conquistar um bom resultado.

A corrida foi muito atacada desde o início, onde o Bombarralense tentou entrar nas diversas fugas, sem sucesso. Miguel Monteiro (Academia Joaquim Agostinho / UDO) e Daniel Henriques (Mato – Cheirinhos) destacaram-se a meio da corrida, não mais sendo alcançados. Francisco Duarte entrou num grupo intermédio perto do final, completando o pódio do troféu. O lugar cimeiro foi ocupado por Daniel Henriques, com Miguel Monteiro a ser 2º classificado. A equipa foi 3º colectivamente, com Leonel Firmino a finalizar em 6º e Francisco Guerreiro em 9º.

Nafarros acolheu a última prova do ‘fim-de-semana prolongado’, com a 1ª edição para júniores do mítico circuito que completou 57 edições em elites neste ano.

O circuito irregular com 9 quilómetros teria de ser percorrido por 5 vezes, num total de 45 quilómetros de prova. Com a equipa com os 10 jovens que se apresentaram no Sábado, o objectivo era fazer história, vencendo a 1ª edição dum circuito que já é história.

O líder foi Leonel Firmino e a equipa trabalhou para o colocar na fuga do dia. O jovem ciclista isolou-se com Afonso Silva (Sporting Clube de Portugal). O duo entendeu-se muito bem e não mais foram alcançados. Miguel Salgueiro (ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins) destacou-se do pelotão em busca da dupla isolada, mas não conseguiu ir além do fechar do pódio do circuito.

A vitória foi de Leonel Firmino, que atacou a 300 metros do fim, tal como combinado à partida, garantindo assim o triunfo. Após a 2ª vitória individual do fim-de-semana, o Bombarralense garantiu igualmente a 2ª vitória colectiva ao fechar com Francisco Guerreiro em 4º lugar e Wilson Esperança em 10º.

Os resultados obtidos são positivos e motivadores, no final de uma época azarada. A equipa está em preparação para os próximos circuitos.

Calendário de Agosto

Dia 26: Circuito Ciclismo Póvoa da Galega
Dia 27: XXVIII Circuito de Ciclismo de Túlio Pereira

Calendário de Setembro

Dia 02: Circuito das Vindimas – Alfeizeirão
Dia 10: Circuito do Sobral de Monte Agraço
Dia 17: XXXIII Seixalíadas
Dia 23: Circuito Ciclismo Póvoa da Galega
Dia 24: IV Circuito Jovem das Vindimas – Alenquer