Troféu CAR Anadia: Ciclismo de alto nível no Velódromo Nacional

Troféu CAR Anadia: Ciclismo de alto nível no Velódromo Nacional

121

O Troféu CAR Anadia vai reunir, de 4 a 6 de Setembro, em Sangalhos, alguns dos melhores corredores de pista do Mundo. Estão inscritos campeões mundiais e europeus e medalhados olímpicos, destacando-se o francês Grégory Baugé, detentor de nove camisolas arco-íris.

As inscrições para o Troféu CAR Anadia só encerram no dia 31 de Agosto, mas o lote de inscritos é já de respeito. Até ao momento registaram-se corredores de onze países: Portugal, Bélgica, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Suíça e Turquia.

Grégory Baugé é o nome mais destacado. Actual campeão do mundo de velocidade individual e por equipas, é também actual vice-campeão olímpico das duas disciplinas. Ao longo da carreira já conquistou nove títulos mundiais, cinco de velocidade por equipas e um de velocidade individual. Chegará a Portugal acompanhado por um nome da nova geração de velocistas franceses, Quentin Lafarge, vencedor da medalha de bronze na prova de velocidade do Campeonato do Mundo de 2015.

Outro inscrito de nomeada é o holandês Theo Bos, corredor de estrada da formação continental profissional MTN-Qhubeka, que está a regressar à pista, com os olhos postos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Quando se dedicava em exclusivo à pista, Theo Bos conquistou 5 campeonatos mundiais, nas disciplinas de velocidade, quilómetro contra-relógio e keirin, entre 2004 e 2007.

Outros corredores já inscritos no Troféu CAR Anadia são o irlandês Martyn Irvine, campeão mundial de scratch em 2013, o neozelandês Aaron Gate, campeão mundial de omnium em 2013 e medalha de bronze na prova de perseguição por equipas dos Jogos Olímpicos de 2012; o belga Kenny de Ketele, actual campeão europeu de derny e campeão mundial de madison em 2012; o espanhol Eloy Teruel, actual vice-campeão mundial na corrida por pontos; o holandês Tim Veldt, vice-campeão mundial de omnium em 2014; e o neozelandês Tom Scully, vice-campeão mundial na corrida por pontos em 2014.

No sector feminino destacam-se, até ao momento, as britânicas Katy Marchant, actual campeã europeia de sub-23 na disciplina de keirin, e Rebecca James, campeã mundial de keirin e de velocidade em 2013.

A competição de classe 1 internacional é pontuável para o apuramento olímpico e será também uma oportunidade para os craques europeus afinarem a forma para o Campeonato da Europa de Elite, que vai realizar-se na Suíça, de 14 a 18 de Outubro.

Estarão em liça corredores de elite, júniores e cadetes (as provas desta categoria são nacionais). O programa contempla as disciplinas de velocidade, keirin, omnium, scratch, perseguição por equipas, contra-relógio e corrida por pontos.

No dia 4 (Sexta-feira), haverá competição entre as 10h00 e as 13h15 e entre as 15h30 e as 19h50. No dia 5 a pista agita-se das 9h30 às 14h15 e das 16h00 às 20h30. A competição encerra no dia 6, entre as 9h30 e as 14h15.

O espectáculo está assegurado e a entrada do público para assistir às corridas do Troféu é livre e gratuita.