TransAnatolia: Hélder Rodrigues está em 2º lugar, após dois dias de competição

TransAnatolia: Hélder Rodrigues está em 2º lugar, após dois dias de competição

28

Hélder Rodrigues, líder da equipa oficial da Yamaha, está na Turquia a disputar o TransAnatolia, uma longa maratona de sete dias onde serão disputadas 14 especiais cronometradas. Tendo como principal objectivo a preparação pessoal e da equipa para o Rally Dakar 2016, Hélder Rodrigues tem pautado a sua prestação por um ritmo cauteloso, particularmente na jornada inicial em que lhe coube abrir a pista, tendo sido mais rápido na segunda etapa o que lhe permitiu subir duas posições.

Disputados que estão os dois primeiros dias do TransAnatolia, Hélder Rodrigues ocupa a segunda posição da classificação geral. Foram já cumpridas cinco especiais cronometradas com características muito diversas e em muitos casos tipo baja, o que favorece claramente as motos mais leves em detrimento das máquinas com a preparação tipo Dakar, como está a ser a opção do piloto português e de vários outros participantes.

É um importante teste para nós. São sete dias, muitos quilómetros, especiais variadas, navegação bastante exigente; tudo isto é bom para ganhar ritmo e para testar toda a evolução desta nossa nova moto. No primeiro dia coube-me abrir a pista, que foi uma dificuldade acrescida, mas no segundo dia já consegui um ritmo mais forte“, salienta Hélder Rodrigues.

Ao contrário do que estava inicialmente previsto, Hélder Rodrigues já não seguirá directamente do TransAnatolia para o Perú, onde o esperava mais uma edição do Desafio Inca, na medida em que esta prova, tal como toda a passagem do Dakar por aquele país da América do Sul, foi cancelada.