Tour de l’Avenir 2017: Tiago Antunes entre os melhores na etapa-rainha

Tour de l’Avenir 2017: Tiago Antunes entre os melhores na etapa-rainha

O corredor português Tiago Antunes (Bombarralense) fez hoje uma exibição de grande qualidade na 8ª etapa da Volta a França do Futuro, mantendo-se no restrito grupo dos mais fortes até à subida final, terminando em 20º lugar.

19

Tiago Antunes - Tour de l'Avenir 2017O português Tiago Antunes fez hoje uma exibição de grande qualidade na oitava etapa da Volta a França do Futuro, uma ligação alpina de 120,5 quilómetros Albertville e Sainte-Foy Tarentaise, mantendo-se no restrito grupo dos mais fortes até à subida final, que permitiu ao colombiano Egan Arley Bernal reforçar o comando da classificação geral, vencendo a tirada. O ciclista bombarralense foi o vigésimo.

A penúltima etapa da competição, toda disputada nos Alpes, era considerada à partida a etapa-rainha, por ser aquela com maior acumulado de subida – 4421 metros –, e não desiludiu. As subidas dos colossos Cormet de Roselend e Les Arcs transformaram o pelotão principal num grupo com pouco mais de 20 corredores, entre os quais se colocou Tiago Antunes.

Depois da selecção feita, a vitória decidiu-se na subida de Sanite-Foy Tarentaise, onde terminou a etapa. Tiago Antunes entrou aí na frente da corrida, mas não aguentou a aceleração dos corredores que disputavam o top-5 da geral. Foi o vigésimo a cortar a meta, gastando mais 9m00s do que o vencedor.

Egan Arley Bernal ganhou a tirada numa luta ao sprint com o belga Bjorg Lambrecht. O terceiro foi o dinamarquês Niklas Eg, a 2 segundos. Hugo Nunes foi o 37º, a 16m36s, José Neves foi 62º, a 24m19s, André Carvalho foi 96º, a 34m48s. Francisco Campos, ainda marcado pela queda de ontem, abandonou.

Egan Arley Bernal é dono da camisola amarela. Os adversários mais próximos são Bjorg Lambrecht, a 1m09s, e Niklas Eg, a 1m12s. Tiago Antunes passou a ser o melhor luso, subindo ao 22º lugar da geral, a 13m21s. Hugo Nunes é o 35º, a 23m20s, José Neves é 42º, a 27m51s, e André Carvalho é 74º, a 42m11s.

“O Tiago Antunes já esteve hoje mais perto do que já lhe vimos fazer o longo desta época e do que acredito ser o seu real valor. Espero que amanhã consiga ainda melhorar o desempenho para subir mais algumas posições na geral”, declara o seleccionador, José Poeira.

Etapa de amanhã

Amanhã, 27 de Agosto, corre-se a 9ª Etapa, de Bourg-St-Maurice a Albiez-Montrond, com 106 km (3525 metros de acumulado). A última etapa é de consagração, mas apenas depois de cortada a meta, porque a viagem é duríssima e vai dar oportunidade de mexer na classificação a quem tiver capacidade para atacar.

A meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria (9,9 km a 7,5 por cento) e inclui um colosso de categoria especial a meio do caminho, o col da la Madeleine (24,3 km a 6,2 por cento).