Tour Avenir: César Martingil é 27º na primeira etapa da Volta a...

Tour Avenir: César Martingil é 27º na primeira etapa da Volta a França do Futuro

134

César Martingil foi o 27º classificado e melhor português na primeira etapa da Volta a França do Futuro, uma viagem de 160,5 quilómetros entre Chablis e Toucy, ganha pelo alemão Jonas Koch. Ruben Guerreiro continua a ser o melhor luso na geral do Tour Avenir, comandada pelo dinamarquês Søren Kragh Andersen.

A Dinamarca entendeu que a melhor estratégia era não defender a camisola amarela de Søren Kragh Andersen, consentindo a fuga de Jonas Koch, que chegou a ter mais de 11 minutos de vantagem. O pelotão só acordou nos últimos 30 quilómetros, quando o ataque de quatro franceses provocou uma aceleração do grupo principal, que quase impedia o germânico de triunfar.

Apesar da aproximação do grande grupo, Jonas Koch venceu em solitário, deixando o pelotão a 14 segundos. O segundo classificado, a 11 segundos, foi o dinamarquês Mads Würtz Schmidt e o terceiro foi o italiano Simone Consonni, primeiro do pelotão, no qual chegaram integrados todos os portugueses.

César Martingil foi 27º, seguindo-se Ruben Guerreiro (38º), Luís Gomes (53º), Nuno Bico (55º), Rui Carvalho (57º) e João Rodrigues (64º).

Søren Kragh Andersen manteve a camisola amarela. O italiano Gianni Moscon é o segundo, a 1 segundo, e o colombiano Sebastian Henao é o terceiro, a 4 segundos. Ruben Guerreiro conserva o estatuto de melhor português, subindo a 61º, a 22 segundos. Luís Gomes é 69º, a 24s, Nuno Bico é 83º, a 28s, João Rodrigues é 90º, a 30s, César Martingil é 105º e Rui Carvalho é 106º, ambos a 39s.

A primeira etapa em linha costuma ser complicada, mas passámo-la bem. A equipa esteve sempre bem colocada, estando na frente mesmo quando se deram algumas ‘bordures’. Até às últimas quatro etapas, as mais montanhosas, o importante é não ter azares e não perder tempo”, frisa o seleccionador nacional, José Poeira.

Os roladores vão continuar a jogar em casa na segunda etapa do Tour Avenir, a disputar na Segunda-feira, num traçado de 193,5 quilómetros, ligando Avallon a Arbois.