Tetracampeão do Mundo de Ralis é a estrela principal do Motorshow Porto

Tetracampeão do Mundo de Ralis é a estrela principal do Motorshow Porto

42

Depois de em edições anteriores o evento organizado pela XIKANE ter sido abrilhantado por outros nomes incontornáveis da história do WRC – como Markku Alen, Timo Salonen, Didier Auriol, Miki Biasion, Stig Blomqvist ou Marc Duez -, em 2015 será Juha Kankkunen a ter o estatuto de estrela maior do Motorshow Porto, que volta a estar inserido no Salão Autoclássico e que terá como palco os pavilhões da Exponor, nos próximos dias 2, 3 e 4 de Outubro.

Campeão do Mundo de Ralis em 1986 (Peugeot 205 T16), 1987 (Lancia Delta 4WD), 1991 (Lancia Delta Integrale 16V) e 1993 (Toyota Celica Turbo 4WD) e com 23 vitórias no currículo ao nível do WRC (é o sétimo piloto com mais vitórias de sempre), o finlandês mostra-se muito agradado por voltar ao convívio com os muitos fãs que ainda tem em Portugal.

Regressar a Portugal, onde ganhei por duas vezes o Rali de Portugal (1992 e 1994), é um enorme prazer. Os portugueses vivem com muita emoção os ralis e os desportos motorizados e, por isso, espero ajudar a proporcionar um bom espectáculo no Motorshow Porto, onde vou pela primeira vez”, salientou o piloto finlandês de 56 anos, que tem também no seu currículo 75 pódios em provas do Mundial de Ralis.

Mas se o popular piloto, também conhecido por ‘KKK’, terá honras de convidado especial, a verdade é que não faltarão outros atractivos. Assim, no primeiro fim-de-semana de Outubro, a prova reunirá os principais pilotos, equipas e automóveis que habitualmente são vistos nos diversos campeonatos de ralis nacionais (mas também de outras modalidades). Um conceito que cresce em popularidade e que conhece um sucesso assinalável, um pouco por toda a Europa.

Com a renovação da aposta dos patrocinadores, será possível mantermos ou até aumentarmos, em 2015, o nível de interesse e competitividade que o evento tem gerado todos os anos. Estamos muito satisfeitos e, a exemplo de edições anteriores, esperamos voltar a ter ‘casa cheia’, num evento que se apresenta cada vez mais cativante para pilotos e para os muitos milhares de espectadores que, todos os anos, fazem questão de nos visitar“, refere Pedro Ortigão, principal responsável pela organização do Motorshow Porto.

Concentrado nos Pavilhões 4 e 5 da Exponor, o Motorshow Porto servir-se-á, como habitualmente, de uma espectacular pista, com desenho interior e exterior, onde não faltará o tradicional salto que faz as delícias de pilotos e público.

As candidaturas (limitadas) para participação na prova já estão abertas e poderão ser feitas através do email motorshow.porto.xikane@gmail.com, até 15 de Setembro.