Taipei 2017: Portugal faz história com apuramento para os 4ºs das Universíadas...

Taipei 2017: Portugal faz história com apuramento para os 4ºs das Universíadas e para os JO’s

A Selecção Nacional Universitária de Masculinos derrotou (3-0: 25-23, 25-15 e 25-21) a sua congénere do México, no jogo que encerrou a sua participação na Poule B da 29ª edição das Universíadas de Verão (Taipei 2017 Summer Universiade).

72

Selecção Universitária de Voleibol - Universíadas 2017A Selecção Nacional Universitária de Masculinos derrotou (3-0: 25-23, 25-15 e 25-21) a sua congénere do México, no jogo que encerrou a sua participação na Poule B da 29ª edição das Universíadas de Verão (Taipei 2017 Summer Universiade), e apurou-se para os quartos-de-final da competição… e para os Jogos Olímpicos dos estudantes-atletas.

Bruno Cunha, autor de 11 pontos, mais um do que o mexicano Alejandro Moreno, cotou-se como o melhor pontuador do jogo, enquanto Filipe Sousa e Lourenço Martins rubricaram, respectivamente, 8 e 7 pontos.

Como 2º classificado da Poule B, Portugal terá de enfrentar o 1º classificado da temível Poule A (França, China Taipé, Brasil, Estados Unidos e Japão), uma tarefa difícil mas não impossível, como refere o seleccionador nacional.

“É um grande momento para o Voleibol universitário, que se apurou pela primeira vez para os quartos-de-final das Universíadas e, por consequência, conquistou o primeiro diploma olímpico da história [acesso aos Jogos Olímpicos Universitários]. De forma alguma, as nossas ambições não passavam por isto, mas sim em dar mais qualidade e volume de trabalho a jovens promessas do nosso Voleibol.

Todo o trabalho realizado traduziu-se neste desfecho e agora é a altura de todos saborearmos este momento de alegria e sonharmos com outras conquistas. Portugal está entre as 8 melhores selecções universitárias, todas potências mundiais do Voleibol”, salientou Hugo Silva.

“Já sabemos que vamos cruzar com o primeiro classificado da Poule A, que será conhecido amanhã, eventualmente, a fortíssima França. Se for o caso, será difícil, pois trata-se do país vencedor da última Liga Mundial, mas não é impossível. O nosso maior desejo continua a ser dignificarmos o nosso País e elevarmos ao mais alto nível o Voleibol português”, acrescentou o seleccionador.

Vítor Pataco, Vice-Presidente do IPDJ, e Daniel Monteiro, Presidente da FADU, festejaram o apuramento para os quartos-de-final das Universíadas com a Selecção Nacional.

Amanhã e Sábado Portugal não compete; os jogos dos quartos-de-final estão agendados para Domingo.