Taça XCO: David Rosa e Lucia Vazquez superiores em Sobrado

Taça XCO: David Rosa e Lucia Vazquez superiores em Sobrado

24

O ciclista português David Rosa (Liberty Seguros/Movefree) e a espanhola Lucia Vazquez (PC Quintena) venceram hoje, em Sobrado, Valongo, as corridas de elite do XCO Internacional de Valongo, segunda etapa da Taça de Portugal Liberty Seguros da disciplina olímpica de BTT.

Taça XCO 2015 - Valongo - Pódio FemininoNum percurso fortemente endurecido pela chuva e pela lama, o campeão nacional não deu hipóteses à concorrência e somou a segunda vitória em outras tantas provas da Taça de Portugal Liberty Seguros. David Rosa cortou a meta com uma confortável vantagem de 5m06s sobre o segundo classificado, Ricardo Marinheiro (SL Benfica). O terceiro foi o britânico Sebastian Batchelor (Fluid Fin Race Team), a 5m51s.

A corrida feminina também foi palco de um assinalável desnível entre a vencedora e as demais concorrentes. Lucia Vazquez impôs-se, terminando a corrida 5m06s mais cedo do que Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde), segunda, e 6m14s antes da terceira, Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte). O resultado deste Domingo permitiu à espanhola assumir o comando da Taça de Portugal Liberty Seguros, com três pontos de vantagem sobre a anterior líder, Maaris Meier.

Em júniores impuseram-se os mesmos corredores que tinham triunfado em Marrazes, João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) e Desiree Castro (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), que cimentaram a liderança. Leonardo Marcelino (Róódinhas/Santos Silva) foi o melhor cadete e saltou para o topo da geral. No sector feminino manda Marta Branco (ASC/Focus Team/Vila do Conde), que leva duas vitórias em outras tantas corridas.

David Marques (Nutrimania/Racing Bikes/MStina/GDVP) impôs-se em master 30 e passou a partilhar a liderança com Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva). Francisco Anjos (Saertex Portugal/Edaetech) foi o melhor master 40, mas a geral continua liderada por António Sousa (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão). Os vencedores de masters 50, António Silva (ProRebordosa/Garrafeira Gomes), e de masters femininas, Teresa Fernandes (Clube Xelb), foram os mesmos da etapa anterior, sendo cada vez mais líderes.

A prova para corredores com deficiência auditiva foi ganha por Fábio Luiz (Marrazes/Breijinho/Joficina/Bike Zone Leiria), que reforçou o primeiro lugar na geral de paraciclismo.

A ASC/Focus Team/Vila do Conde voltou a triunfar colectivamente e comanda a geral por equipas da Taça de Portugal Liberty Seguros de XCO.