Taça de Portugal 2016: Viana do Castelo recebe 63 pilotos

Taça de Portugal 2016: Viana do Castelo recebe 63 pilotos

Sessenta e três pilotos, divididos em 6 categorias, decidem no Kartódromo de Viana do Castelo a Taça de Karting, organizada pelo Sport Clube do Porto.

179

Sessenta e três pilotos, divididos por seis categorias, decidem, este fim-de-semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, a Taça de Portugal de Karting Tranquilidade, organizada pelo Sport Clube do Porto. Competição que se decide numa única corrida, a Taça de Portugal tem a particularidade de premiar, monetariamente, os três primeiros de cada uma das categorias, o que torna as corridas mais aliciantes, por ser algo que não costuma acontecer.

Na Categoria Iniciação, que é a que reúne o menor número de inscritos (5), João Gouveia (Birel/Honda), vencedor de três das quatro corridas do campeonato, parte como favorito, com Maria Germano Neto (Birel/Honda), a única a colocar em causa a sua superioridade, a assumir o papel de principal opositora.

Dominador na Categoria Cadetes (12), como o atestam o facto de ainda não ter perdido nenhuma corrida para o campeonato, Adrian Malheiro (Praga/IAME) é o ‘homem a bater’, com Rafael Rego (CRG/IAME) e Rodrigo Testa (DR/IAME) a deverem ser, por aquilo que se tem visto nas corridas anteriores, os seus mais directos adversários.

Destaque para a ausência de Luís Alves, o comandante do respectivo campeonato, na Categoria Juvenis (10), o que deixa Jesse Goorgest (?/IAME), Mariana Machado (Praga/Iame) e Rodrigo Correia (Ricciardi/IAME), que com ele dividem as vitórias naquela competição, como principais candidatos ao triunfo.

Na Categoria Júnior (6), a luta pela vitória deverá ser travada entre Rodrigo Ferreira (Praga/IAME) e Simão Ventura (CRG/IAME), o único que conseguiu colocar em causa a superioridade do comandante do campeonato.

Andriy Pits (CRG/IAME), que esteve presente na jornada do Campeonato da Europa, recentemente efectuada em Portimão, parte como favorito na Categoria X30 Super (7), com João Ferreira (Mad-Croc/IAME) e Bruno Ponte (Zanardi/IAME) a perfilarem-se como os seus mais directos adversários.

Tal como na Categoria Juvenis, também na Categoria X30 Shifter (23) o comandante do campeonato, Yohan Sousa, prima pela ausência; no entanto, Henrique Chaves, que este ano milita na Formula Renault 2.0 e o ano passado dominou a Taça até o motor o ter traído na corrida, é certamente o favorito, com a particularidade de ter como adversário o seu irmão Bernardo Chaves. Com um vasto leque de inscritos será certamente a categoria em que as lutas serão mais renhidas.

O programa começa, no Sábado, com os treinos livres e cronometrados e com a primeira corrida de qualificação, e termina, no Domingo, com a segunda corrida de qualificação, as finais e a consagração dos vencedores.

As finais previstas para Domingo entre as 14h e as 15.45h terão transmissão em directo na Bola TV.