Taça das Nações Africanas 2017: Não perca, em exclusivo no Eurosport

Taça das Nações Africanas 2017: Não perca, em exclusivo no Eurosport

Entre os dias 14 de Janeiro e 5 de Fevereiro, o Eurosport 2Xtra vai transmitir a Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol em directo e exclusivo

73

A CAN (Coupe d’Afrique des Nations de football, em francês), que se realiza a cada dois anos, celebra 60 anos de existência e o Eurosport não vai faltar à grande festa do ‘futebol magia’. A competição, uma das mais aguardadas pelos amantes do ‘desporto Rei’, vive de grandes surpresas. Uma imprevisibilidade que a torna ainda mais atractiva junto do público.

A Costa do Marfim defende o título conquistado na última edição, em 2015. Os ‘Elefantes’ venceram o Gana, nas grandes penalidades, por 9-8, depois do nulo no prolongamento, na final realizada em Bata, na Guiné Equatorial.

O Gabão recebe a 31ª edição da CAN, competição que o Eurosport emite desde 1994. O campeão ficará apurado para a Taça das Confederações, onde estará igualmente Portugal, actual campeão da Europa.

A representação da lusofonia fica a cargo da Selecção da Guiné-Bissau, que leva 13 jogadores de clubes portugueses. Será a estreia dos ‘Djurtus’ numa fase final da CAN. A Guiné-Bissau entrará em campo no jogo inaugural do torneio, contra o anfitrião, o Gabão, a 14 de Janeiro. Destaque ainda para o técnico luso Paulo Duarte, que comandará o Burquina-Faso no torneio.

No total, 16 Selecções lutam pelo título que será decidido na grande final do dia 5 de Fevereiro, no Stade de l’Amitié, em Libreville.

O Egito é a Selecção com maior número de títulos da CAN, sete no total. Seguem-se Gana e Camarões, com quatro cada. A Nigéria tem três, enquanto a actual campeã, Costa do Marfim, tem dois, os mesmos da República Democrática do Congo.

Samba é a mascote da CAN 2017, uma pantera negra. O nome não foi escolhido ao acaso: Samba significa ‘bem-vindo’ em Bantu. Esta é a segunda vez que o Gabão recebe o torneio, depois de o ter co-organizado em 2012 juntamente com a Guiné-Equatorial.

Esta edição da CAN contará com a maior cobertura televisiva de sempre. Serão mais de 20 câmaras distribuídas pelas diferentes zonas do estádio em cada encontro. As partidas serão emitidas em Alta Definição.

Os encontros da Taça das Nações Africanas serão narrados pela equipa de comentadores Eurosport, Nuno Santos, Olivier Bonamici e Tiago Almeida. O especialista convidado será Luís Norton de Matos, treinador e antigo seleccionador da Guiné-Bissau.

Grupos e alcunhas pelas quais são conhecidas as Selecções

Grupo A
* Gabão – As Panteras
* Burquina-Faso – Os Potros
* Camarões – Os Leões Indomáveis
* Guiné-Bissau – Os Djurtus

Grupo B
* Argélia – As Raposas do Deserto
* Tunísia – As Águias de Cartago
* Senegal – Os Leões de Teranga
* Zimbabué – Os Guerreiros

Grupo C
* Costa do Marfim – Os Elefantes
* República Democrática do Congo – Os Leopardos
* Marrocos – Os Leões do Atlas
* Togo – Os Gaviões

Grupo D
* Gana – As Estrelas Negras
* Mali – As Águias
* Egipto – Os Faraós
* Uganda – Os Grous