Taça Liberty: Filipe Cardoso foi o mais forte em Oliveira de Azeméis

Taça Liberty: Filipe Cardoso foi o mais forte em Oliveira de Azeméis

110

Filipe Cardoso (Efapel) ganhou hoje o 5º Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis, segunda prova pontuável para a Taça de Portugal Liberty Seguros de Elite. O colega de equipa Diego Rubio, terceiro classificado, consolidou a liderança na geral.

A corrida de 129,4 quilómetros, que ligou o Loureiro à Carregosa, terminou com um sprint entre um grupo restrito de oito corredores, que resistiu às dificuldades da serra da Freita, a 23,8 quilómetros da meta.

A uma semana de representar Portugal nos Jogos Europeus, em Baku (Azerbaijão), Filipe Cardoso deu mostras de atravessar um bom momento de forma e foi o mais veloz, ao cabo de 3h16m49s de corrida. Seguiram-se Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e Diego Rubio (Efapel), ambos com o mesmo tempo do vencedor. O terceiro posto permitiu a Diego Rubio reforçar o comando na classificação geral da Taça de Portugal Liberty Seguros, somando agora 135 pontos.

O espanhol José Diaz (Bicicletas Rodríguez Extremadura) foi o melhor sub-23 na prova deste Sábado. A liderança permanece em posse de Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista), agora em igualdade pontual com Rui Carvalho (Anicolor), segundo classificado hoje. O melhor sub-23 de primeiro ano na prova corrida em Oliveira de Azeméis foi João Maio (Anicolor).

A Efapel ganhou por equipas e a Anicolor foi a melhor formação de clube, reforçando as respectivas lideranças na geral.

Nas classificações secundárias da competição oliveirense impuseram-se os espanhóis. Alberto Gallego foi coroado rei dos trepadores e Daniel Sánchez (Bicicletas Rodríguez Extremadura) conquistou as camisolas das metas volantes e dos sprints.

A terceira etapa da Taça de Portugal Liberty Seguros de Elite e Sub-23 é o Memorial Bruno Neves, que se corre já neste Domingo. A prova terá 143 quilómetros, com partida em Oliveira de Azeméis e chegada em Nogueira do Cravo, terra natal do malogrado ciclista que dá nome à corrida.

Classificação (Loureiro – Carregosa, 129,4 km)

1º Filipe Cardoso (Efapel), 3h16m49s (Média: 39,631 km/h)
2º Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista), mt
3º Diego Rubio (Efapel), mt
4º Pedro Criado (Supermercados Froiz), mt
5º José Diaz (Bicicletas Rodríguez Extremadura), mt
6º Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa), mt
7º Rui Carvalho (Anicolor), mt
8º Ricardo Mestre (Team Tavira), mt
9º Juan Ignacio Pérez (W52-Quinta da Lixa), a 1m43s
10º Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), mt