Taça de Enduro 2017: José Borges vence na Maia, mas Emanuel Pombo...

Taça de Enduro 2017: José Borges vence na Maia, mas Emanuel Pombo leva a taça

Vencedores da Taça de Portugal de Enduro encerraram contas. Madeirense Emanuel Pombo venceu na categoria de Elite.

50

Taça de Enduro BTT 2017 - Maia - Pódio EliteA Taça de Portugal de Enduro finalizou, este Domingo, na Maia, na disputa da quinta e última prova pontuável para o troféu.

José Borges, do Enduro BTT Braga, voltou uma vez a mais a demonstrar-se superior ao adversários batendo o madeirense Emanuel Pombo, do Ciclo Madeira Clube Desportivo após cumprir as cinco provas especiais classificativas com menos de 36 segundos no somatório dos tempos parciais. A terceira posição da Elite ficou entregue a José Oliveira, do Enduro BTT de Braga.

O triunfo do campeão nacional na categoria em três provas das cinco pontuáveis – sempre que esteve classificado, José Borges foi o primeiro – não serviu, no entanto, para conquistar a Taça de Portugal de Enduro, dado que o madeirense Emanuel Pombo, com duas vitórias e pontos somados em todas as corridas foi o mais regular.

No ranking final da Taça de Portugal de Enduro, na categoria de Elites, Emanuel Pombo somou 850 pontos, contra 600 de José Borges. João Rodrigues, da Casa do Povo da Abrunheira, foi o terceiro classificado, com 575 pontos.

Nas restantes categorias, grande parte dos vencedores da Maia celebraram igualmente a conquista da Taça de Portugal. Nos cadetes, João Ferreira, do Penacova DH / U.D. Lorvanense, somou na Maia a terceira vitória em sucessão, garantindo o troféu da Taça na sua categoria.

Nos cadetes femininos, Rafaela Ramalho foi a mais rápida na Maia. Nos júniores, Nuno Silvestre, do BTT Team S.U.Colarense/CSTreino/Loja Poupe, venceu a prova maiata e somou os pontos necessários para vencer a Taça de Portugal. Na categoria feminina de Mais de 17 anos, Ana Leite, do Enduro BTT de Braga, surge como a grande dominadora do Troféu somando 920 pontos mas, na Maia, foi Leandra Gomes (Batotas/Ponte de Lima) quem venceu a quinta e última prova.

Entre os Masters das respectivas categorias etárias sagraram-se vencedores na Maia e, por acréscimo, vencedores da Taça de Portugal de Enduro da respectiva categoria os seguintes atletas: Vasco Correia (Penacova DH / U.D. Lorvanense) em Masters 40; José Salgueiro (MCF / Xdream / Município de São Brás) em Masters 50.

Nos Masters 30, Lino Correia (Vasconha BTT Vouzela) venceu o troféu mas não somou qualquer ponto na Maia, cabendo a vitória parcial na etapa nortenha a João Gomes.