Taça das Nações 2017: Equipa Portugal com estreia de alto ritmo no...

Taça das Nações 2017: Equipa Portugal com estreia de alto ritmo no Troféu Gersheim

A Equipa Portugal de Estrada teve em Pedro José Lopes o seu melhor elemento – 10º - na etapa inaugural do Troféu Gersheim, prova pontuável para a Taça das Nações Júnior

40

O russo Nikita Bondarchuk venceu destacado a etapa inaugural do Troféu Gersheim (ex-Troféu Karlsberg), prova por etapas pontuável para a Taça das Nações do escalão júnior, ao impôr-se após um ataque bem-sucedido no termo dos 99 quilómetros da jornada inaugural. Na corrida em circuito na localidade de Münchwies, no Estado de Sarre, no Sul da Alemanha, o melhor representante nacional foi Pedro José Lopes na 10ª posição, com o mesmo tempo do vencedor. Seguiram-se Pedro Miguel Lopes (24º) e João Carneiro (57º), igualmente com o mesmo registo de cronometragem.

A prova foi intensamente disputada pelas Selecções Nacionais mais fortes – alinharam 132 corredores em representação de 20 equipas nacionais – que assumiram o comando da corrida à entrada do circuito final, a cumprir em quatro voltas. A Equipa Portugal sofreu à entrada do circuito a primeira contrariedade, dado que Pedro Teixeira, uma das vítimas de uma queda colectiva a alta velocidade, partiu a sua bicicleta, perdendo definitivamente o contacto com o pelotão. Pedro Miguel Lopes foi outro dos prejudicados da jornada, sendo vítima de um furo que o separou do pelotão principal.

“O circuito final decidiu a corrida e, com duas subidas, tornou-se duro. A alta velocidade foi constante, tal como as quedas. Nesta primeira etapa, o azar bateu à porta do Pedro Teixeira, que caiu logo na primeira volta. Reagiu bem mas não conseguiu reentrar e, mais tarde, o Pedro Miguel Lopes foi vítima de um furo. Chegámos com três corredores perto dos primeiros lugares e sem perderem muito tempo para a frente da corrida, o que considero positivo, sobretudo porque esta primeira etapa foi de adaptação a este pelotão e, com o passar dos dias, salvo algum azar, os nossos corredores sentir-se-ão mais à vontade”, comentou o seleccionador nacional José Poeira.

Depois do trio de portugueses classificados com o mesmo tempo do vencedor chegaram João Dinis (82º, a 8m26s), Hugo Garcez (83º, a 8m26s) e Pedro Teixeira (97º, a 15m44). Na classificação geral, numa prova com bonificações, as posições dos portugueses mantêm-se relativamente idênticas face ao alinhamento da etapa destacando o 10º lugar de Pedro José Lopes como elemento melhor classificado da Equipa Portugal. Na classificação por equipas, a Selecção Nacional é a nona classificada.

Com a liderança da classificação geral entregue a Nikita Bondarchuk, a segunda de quatro etapas na competição alemã que celebra a sua 29ª edição contará com 99 quilómetros, a percorrer em circuito, entre as localidades de Blieskastel e Ommersheim.