Taça BTT XCO 2017: Mário Costa e Maaris Meier conquistam Taça em...

Taça BTT XCO 2017: Mário Costa e Maaris Meier conquistam Taça em Avis

O português Mário Costa e a estoniana Maaris Meier sagraram-se hoje vencedores da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), na categoria de elite, depois de disputada a derradeira prova pontuável, em Avis.

33

Mário Costa - Taça BTT XCO 2017 - AvisO português Mário Costa (Primaflor-Mondraker) e a estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte) sagraram-se hoje vencedores da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), na categoria de elite, depois de disputada a derradeira prova pontuável, em Avis.

As contas da geral de elite chegaram à última etapa em aberto, tanto no sector masculino como no feminino. No entanto, aqueles que vieram a revelar-se os mais regulares ao longo de toda a época, Mário Costa e Maaris Meier, não tiveram argumentos para se imporem na etapa alentejana.

A corrida masculina assistiu a uma exibição portentosa de José Dias que cortou a meta isolado, 1m40s antes de Mário Costa, que foi o segundo, e 5m03s à frente do sub-23 João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), que fechou o pódio do dia. Com este resultado, Mário Costa venceu a Taça de Portugal, somando 160 pontos, mais 13 do que José Dias e mais 47 do que Ricardo Marinheiro (Maiatos/Reabnorte), adversários mais próximos.

Joana Monteiro também se impôs de forma clara na prova feminina, chegando ao final com uma vantagem de 4m07s sobre Maaris Meier e de 8m58s relativamente a Ana Tomás (BTT Seia), segunda e terceira classificadas. Maaris Meier fechou a Taça no topo da geral, com 154 pontos, mais 19 do que Joana Monteiro e 44 à melhor sobre Lucia Vazquez (ProRebordosa/Oforsep/RJ Group).

João Rocha sagrou-se vencedor da Taça na categoria de sub-23 masculinos, um resultado incontestável, pois ganhou todas as provas pontuáveis. No sector feminino as contas foram mais equilibradas, mas a vencedora foi Beatriz Guedes (Róódinhas/Santos Silva).

Rafael Rita (BTT Loulé/BPI/Elevis) e Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) venceram a Taça de Portugal em júniores, feito que em cadetes foi alcançado por Carlos Blanco (Academia Postal/Actyon/MMR/Macede) e por Daniela Campos (BTT Loulé/BPI/Elevis).

Os vencedores da Taça de Portugal de XCO nas categorias de veteranos foram o master 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas), o master 40 Davide Inácio, o master 50 Reinaldo Luís (ProRebordosa/Oforsep/RJ Group) e a master Ângela Gonçalves (BTT Seia).

Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Breijinho/Bike Zone Leiria) coroou-se vencedor em paraciclismo.

Os Maiatos/Reabnorte terminaram a Taça de Portugal no topo da geral colectiva.