Suzuki Racing Team e Dunlop vencem o Mundial de Endurance FIM

Suzuki Racing Team e Dunlop vencem o Mundial de Endurance FIM

26

A Endurance Racing Team (SERT) conseguiu o título do Campeonato do Mundo de Endurance FIM (EWC), ao terminar em terceiro lugar na corrida de 24 horas Bol d’Or no circuito Paul Ricard em França. É a décima vez que a Dunlop e a SERT conquistam juntas o título, desde 2000, e é o 15º título da Dunlop nos últimos 21 anos. As equipas Dunlop terminaram a corrida com três das quatro primeiras posições e assegurando as duas primeiras posições no campeonato e cinco dos oito primeiros postos no Campeonato Mundial da Resistência para equipas Superstock.

A equipa SRC Kawasaki ganhou a Corrida de Bol d’Or, sendo a única moto nas posições de liderança que teve uma corrida sem incidências. A GMT94 Yamaha, um dos dois adversários da Dunlop ao título, parecia ter perdido todas as hipóteses de êxito, quando um acidente na primeira volta colocou a equipa na última posição. Após quatro horas, a equipa conseguiu chegar à 17ª posição de 55, e na oitava hora alcançou o impressionante segundo lugar, posição com que cruzaram a linha da meta.

Os problemas da SERT apresentaram-se durante a décima hora, quando uma avaria num dos eixos os levou a uma paragem prolongada. A equipa perdeu seis voltas e caiu para a oitava posição, recuperando a terceira posição final e conseguindo um quarto pódio na quarta e última corrida do ano. Os pontos foram mais que suficientes para assegurar o título de 2015.

As esperança da Junior Team LMS Suzuki de conseguir o título da categoria Superstock desvaneceu-se, quando um problema de sobreaquecimento os obrigou a retirarem-se, apesar de até à altura terem ocupado o quinto lugar geral e liderado a categoria na horas iniciais. A Tati Team Beaujolais Racing consegui a vitória da categoria, mas isso não foi suficiente para esta equipa Dunlop reter o título do Campeonato Mundial de Resistance. No entanto, a equipa finalizou a corrida na quarta posição geral, repetindo a proeza da Junior Team Suzuki nas corridas de Le Mans e Oschersleben.

As condições de calor fizeram com que as equipas de EWC utilizassem apenas dois compostos traseiros da gama, o mais suave durante o dia e uma opção ligeiramente mais rígida à medida que as temperaturas diminuíam, para proporcionar um melhor rendimento com a pista mais fria em rectas largas. As equipas de Superstock utilizaram pneus Dunlop disponíveis no mercado, realizando com êxito voltas duplas que pouparam tempo em paragens.

Felicito a SERT por ter conseguido alcançar mais um merecido título, já que foi a equipa com as melhores pontuações na Suzuka e que esteve presente em todos os outros pódios. É ótimo conseguimos mais uma vitória para a nossa estatística de títulos. A GMT94 Yamaha fez uma corrida incrível ao recuperar do incidente da primeira volta, protagonizando um regresso extraordinário. Enquanto vencedores da corrida em Oschersleben, poderiam ter sido campeões novamente. Foi uma pena que a Junior Team Suzuki não tivesse conseguido reter o título de Superstock, especialmente depois de terem ganho as últimas corridas na categoria, mas estou confiante de que irão recuperar no próximo ano”, comentou Clinton Howe, Director de Negócio de corridas de Moto da Dunlop Motorsport.

Resultados da Bol d’Or

1 SRC Kawasaki
2 GMT94 Yamaha (+2 voltas)
3 Suzuki Endurance Racing Team (+7 voltas)
4 Tati Team Beaujolais Racing (+11 voltas
5 Team Traqueur Louit Moto 33 (+12 voltas)
6 BMW Motorrad France Team Penz13.com (+15 voltas)
7 Völpker NRT & Penz13 BY Schubert (+16 voltas)
8 Team 3art Yam’Avenue (+20 voltas)

Classificação por Equipas EWC

1 Suzuki Endurance Racing Team, 154 pontos
2 GMT94 Yamaha, 132
3 SRC Kawasaki, 100
4 BMW Motorrad France Team Penz13.com, 71
5 Team Traqueur Louit Moto 33, 68
6 Team Bolliger Switzerland, 55
7 Junior Team Le Mans Sud Suzuki, 54
8 Tati Team Beaujolais Racing, 53

Campeonato mundial por equipas Superstock

1 Team Traqueur Louit Moto 33, 68 pontos
2 Junior Team Le Mans Sud Suzuki, 54
3 Tati Team Beaujolais Racing, 53
4 AM Moto Racing Competition, 31
5 Völpker NRT & Penz13 BY Schubert, 25
6 Starteam Pam-Racing, 23
7 Team 3art Yam’Avenue, 18
8 BMRT 3D Endurance, 10