Surf 2016: Salvador Couto é campeão nacional de Sub-16

Surf 2016: Salvador Couto é campeão nacional de Sub-16

Salvador Couto, vice-campeão 2015, competiu na Finalíssima do CN Surf Esperanças, que decorreu em 2 e 3 de Julho, na praia do Cantinho do Baleal, em Peniche

236

O atleta nortenho Salvador Couto teve um fim-de-semana em grande. Após o 3º lugar no Rip Curl GromSearch European Series nos sub16, na passada Sexta-feira, o atleta local da praia de Matosinhos, detentor do título de vice-campeão 2015, competiu na Finalíssima do Campeonato Nacional de Surf Esperanças, que decorreu nos dias 2 e 3 de Julho, na praia do Cantinho do Baleal, em Peniche, alcançando o tão merecido título de campeão nacional Sub16.

Salvador Couto, que já rumou à Coruña para competir no Pro ACoruña, European Surf Festival, a acontecer na Playa de Orzan/Caión nos próximos dias 5 a 10, afirma que “treino e foco” foram os seus trunfos.

“Foi muito compensador ganhar esta prova, que apresentou um nível bastante elevado. Todos os meus colegas mostram um excelente surf. Fico muito feliz por esta minha conquista, que também é dos meus treinadores Onda Pura e APS e daqueles que me apoiam”.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças, que no ano passado foi dividido em seis Circuitos Regionais que cobrem todo o país, apura os melhores jovens atletas de todo o país após os campeões e vice-campeões se qualificarem directamente e as restantes vagas serem distribuídas pelas seis regiões de Portugal, conforme os resultados dos seus representantes no top16 do ano anterior.

Nomes como Kikas e Vasco Ribeiro iniciaram o seu percurso de vitórias e conquistas no surf através desta importante prova, que é tida como a base de formação dos atletas portugueses.

João Aranha, Presidente da Federação Portuguesa de Surf, entidade que promove a prova, refere que “esta é uma prova que, apesar de competitiva, pretende ser eficaz a todos os níveis: encontrar os melhores entre os melhores nas diferentes categorias, formar os atletas e abrir portas para o futuro profissional de cada um”.