Sporting vence Roma por 2-0 e conquista Troféu 5 Violinos

Sporting vence Roma por 2-0 e conquista Troféu 5 Violinos

271

O Sporting venceu, este Sábado, os italianos da Roma, por 2-0, em encontro a contar para a Final do Troféu 5 Violinos, disputado no Estádio José Alvalade II, em Lisboa.

Pela primeira vez, os novos reforços pisaram o relvado do anfiteatro lisboeta, mas as grandes estrelas foram 2 jogadores antigos, os avançados Carlos Mané e Islam Slimani.

Apesar do Roma ter começado a época mais tarde que o Sporting, os romanos já têm uma boa forma física, como mostraram frente ao Real Madrid e ao Manchester City, na International Champions Cup Austrália.

Para combater esse maior poder físico, Jorge Jesus optou por colocar 4 avançados em campo (2 pontas-de-lança e 2 2ºs avançados) e pediu aos seus jogadores muita pressão e muita circulação de bola.

A primeira parte acabou por ser dominada pelo Sporting, mas apesar de ter criado várias oportunidades de golo, os “verde-e-brancos” nunca conseguiram ultrapassar o coeso bloco defensivo da Roma.

Na segunda metade, Jorge Jesus coloca Carlos Mané em campo e tudo muda, pois o jovem avançado transformou por completo o sector atacante da equipa leonina, para grande alegria do Presidente Bruno de Carvalho.

Mané teve 3 lances de génio que provam a sua grande qualidade futebolística e uma mais valia para este Sporting: primeiro, isolou Slimani com um soberbo passe, mas o argelino não teve capacidade de bater Szczesny, quando estava na “cara” do guardião polaco; depois, começou a jogada que deu origem ao 1-0, apontado por Islam Slimani e; por fim, marcou o 2-0, dando a “machadada final” num jogo que foi bastante complicado.

Até ao final, a Roma ainda tentou reduzir a desvantagem, mas Rui Patrício (e depois Marcelo Boeck) impediram as investidas dos jogadores da Roma, que regressam a casa com a medalha de Prata.

Com as “rodelas” de Ouro e com o troféu ficaram os jogadores do Sporting, que fizeram a festa no centro do relvado, acompanhados pela equipa técnica, alguns notáveis do Sporting e o jovem Gabriel, uma criança sportinguista que lutou contra uma grave doença e que tinha o sonho de pisar o relvado do estádio José Alvalade II.

O Sporting termina a pré-época com 4 vitórias e 1 empate (venceu no desempate por pontapés da marca de grande penalidade), 2 troféus e excelentes indicações para o início da época, onde vai discutir a Supertaça Cândido de Oliveira e o acesso à Fase de Grupos da Liga dos Campeões.