Sporting vence Boavista por 2-1 e fica a um pequeno passo de...

Sporting vence Boavista por 2-1 e fica a um pequeno passo de garantir o 3º lugar

23

O Sporting recebeu e venceu o Boavista, este Domingo, por 2-1, em encontro a contar para a 29ª Jornada da Liga NOS 2014/2015, disputado no Estádio José Alvalade II, em Lisboa.

LigaNOS_1.jpgDepois de um empate comprometedor em Paços de Ferreira, os “leões” queriam ganhar para aproveitar o desaire do Sp. Braga e consolidar o 3º lugar, que dará acesso aos “play-offs” da Liga dos Campeões.

Ainda muitos dos 35000 espectadores estavam a sentar-se, já Adrien Silva aproveitava uma atrapalhação dos centrais do Boavista para marcar o primeiro golo, lançando a festa nas bancadas do anfiteatro leonino.

Com um golo aos 15 segundos, os sportinguistas pensaram que ia ser um jogo tranquilo, mas o Boavista não se deixou afectar pelo tento madrugador e foi em busca da igualdade.

Aos 7 minutos, a pressão boavisteira deu frutos e José Manuel aproveitou da melhor maneira um excelente cruzamento de Leozinho, que fez uma grande exibição e foi determinante para este resultado, derrota pela margem mínima.

Sem William Carvalho, Islam Slimani e Miguel Lopes, o Sporting sentia grandes dificuldades em todos os sectores, pois Cedric Soares, Uri Rossel e Tanaka não davam a mesma segurança que os habituais titulares.

Depois dos dois tentos madrugadores, o jogo arrastou-se até aos 44 minutos, altura em que Leozinho tenta isolar-se e é derrubado por Tobias Figueiredo, que percebeu logo que ia ser expulso, pois o lance era para expulsão directa.

Na cobrança do livre directo (a falta é feita fora da grande área), José Manuel atira à barra e todos os sportinguistas agradeceram o infortúnio do jogador boavisteiro, pois enfrentar toda a segunda parte em inferioridade numérica e a perder seria penoso.

No início da segunda metade, Marco Silva lançou William Carvalho que foi ocupar o lugar de defesa-central, apesar de Uri Rossel também já não estar em campo (foi substituído por Islam Slimani, à passagem dos 30 minutos).

Com o português e o argelino em campo, o Sporting melhorou e conseguiu chegar ao segundo golo aos 66 minutos, por intermédio do internacional da Argélia, que cabeceou para o fundo da baliza depois de um cruzamento de André Carrillo.

Mesmo antes do golo, Mika teve muito trabalho para segurar a vantagem e foi assistido várias vezes pelo departamento médico, pois os remates leoninos eram muito fortes e cheios de efeito, o que obrigava o guardião a saltar e “voar” por diversas ocasiões.

Depois do segundo tento, o Sporting abrandou, controlou os acontecimentos e preferiu remeter-se à defesa, pois jogava com menos 1 elemento e o Boavista já tinha mostrado que estava disposto a lutar pelos pontos.

Até ao final, o Boavista ainda causou algum perigo, mas depois da expulsão de Philipe Sampaio (viu 2 cartões amarelos em 3 minutos), nunca mais conseguiu chegar perto da baliza de Rui Patrício.

Com esta vitória, o Sporting consolida o 3º lugar, agora com 10 pontos de vantagem sobre o Sp. Braga, quando faltam apenas 15 pontos para se disputarem, o que equivale por dizer que os “leões” estão a uma vitória e um empate de conseguirem o passaporte para a fase inicial da “liga milionária”.

Já o Boavista, com o desaire, fica na 13ª posição, mas fica mais longe do Estoril, que esta tarde foi arrancar uma preciosa vitória ao campo do V. Setúbal, que tal como os boavisteiros ainda não tem a sua situação definida.

Golos

1-0 Adrien Silva (1 minuto)
1-1 José Manuel (7 minutos)
2-1 Islam Slimani (66 minutos)

MVP da partida: Islam Slimani (Sporting)

Jornalista: João Miguel Pereira