Sport Alenquer e Benfica integra projecto Skate Europe

Sport Alenquer e Benfica integra projecto Skate Europe

O Skate Europe pretende estimular a participação das crianças na prática desportiva, promovendo o aumento e a atractividade da patinagem, com actividades direccionadas para crianças dos 5 aos 8 anos, envolvendo as famílias e também treinadores iniciados

51

Skate EuropeO Sport Alenquer e Benfica pretende continuar a assumir-se como um exemplo de clube formador na modalidade de Hóquei Patins, tendo nos últimos dias assinado um protocolo com vários clubes, integrando o projecto Skate Europe.

O projecto Skate Europe é o primeiro projecto europeu com fundos comunitários, que tem como missão o desenvolvimento da prática da patinagem.

São três os clubes pioneiros no projecto Skate Europe: o Sport Alenquer e Benfica, em parceria com o Club Patin Alcalá de Espanha, o Circolo Pattinatori Grosseto Hockey de Itália e ainda a Real Federação Espanhola de Patinagem.

O que é o Skate Europe?

Ao abrigo do Programa Erasmus e da Comunidade Europeia, o Skate Europe tem como fundamentos básicos para o desenvolvimento das crianças uma boa prática desportiva e o desenvolvimento dos processos cognitivos, que interligados contribuem para o bem estar e saúde das crianças, promovendo práticas de vida de combate ao sedentarismo infantil.

O Skate Europe pretende estimular a participação das crianças na prática desportiva, promovendo o aumento e a atractividade da patinagem, com actividades direccionadas para crianças dos 5 aos 8 anos, envolvendo as famílias e também treinadores iniciados.

O projecto representa um ‘teste de laboratório’ para um novo processo de ensino, resultado do intercâmbio de experiências e práticas dos vários parceiros do projecto. O trabalho conjunto dos vários parceiros (Alenquer, Alcalá e Grosseto) deverá reunir informação relativamente aos vários módulos de treino, a evolução após o treino e qual o melhor método de aprendizagem de forma a:

* Capitalizar as melhor técnicas de desenvolvimento pelo grupo dos três clubes
* Assimilar descobertas no campo das deficiências infantis e disfunções
* Tornar a patinagem (e o desporto em geral) uma diversão para as crianças sobre o principio de ‘Desporto para Todos’

O objectivo global do Skate Europe passa por explorar as potencialidades das capacidades de patinagem e usá-las para o bem-estar físico e psíquico das crianças, procurando igualmente melhorar os métodos de ensino da patinagem aos jovens iniciados na modalidade, que resultarão na criação de um Manual de Iniciação à Patinagem, padronizando um método de ensino de patinagem de alto-nível e de acordo com os princípios de ‘Desporto para Todos’.