Skate Arcade: Final Mundial em Lisboa, Portugal candidato ao título

Skate Arcade: Final Mundial em Lisboa, Portugal candidato ao título

371

Lisboa vai ser a Capital mundial do Skate no próximo dia 19 de Setembro, ao receber pela primeira vez a final mundial do Red Bull Skate Arcade. Inspirada nos primeiros jogos de computador, a competição reúne os melhores talentos de 16 países. Portugal está entre os candidatos ao título, com o Campeão Nacional Jorge Simões apostado em superar a medalha de prata alcançada há dois anos em Barcelona.

Inspirado nos primórdios dos videojogos, o Red Bull Skate Arcade introduziu um conceito inovador no mundo do Skate. Com milhares de participantes dos quatro cantos do globo, a competição arrancou com uma fase online, onde estes foram desafiados a superar oito níveis de dificuldade – correspondendo a outras tantas manobras. A partir da sua cidade, rua ou skate-parque, os atletas deram o seu melhor e apresentaram provas disso mesmo através de vídeos plenos de acção. Os dezasseis melhores talentos ganharam depois a oportunidade de sair do mundo virtual para representarem os seus países numa final mundial, que vai decorrer pela primeira vez em Lisboa.

Lisboa será assim a Capital mundial do Skate no próximo dia 19 de Setembro, com a competição a descer ao centro da cidade para transformar por um dia um dos locais mais icónicos da modalidade: a Praça da Figueira, em plena baixa pombalina. A acção começa pelas 15 horas e a entrada é livre.

O Campeão Nacional de Skate Jorge Simões, de 20 anos, é o representante português e apresenta-se claramente como favorito à vitória. Um estatuto que se baseia sobretudo na sua prestação há dois anos nesta mesma final mundial, onde surpreendeu tudo e todos com um brilhante segundo lugar. Além disso, foi também um dos atletas que mais pontuou na fase online deste ano. Natural do Porto e especialista na vertente ‘street’, Simões coloca bem alto a fasquia.

Não escondo que vou a Lisboa para ganhar, é o meu objectivo. Barcelona deixou-me esse desejo e acredito que posso ir ainda mais longe. Sei que tenho pela frente bons adversários, mas estou tranquilo em relação à minha forma e ao treino que tenho feito. Estou pronto!”.

Na Praça da Figueira, a avaliação das manobras dos 16 finalistas vai estar a cargo de um júri internacional, onde se inclui um dos mais bem sucedidos skaters profissionais portugueses da actualidade – Thaynan Costa.

Estar do outro lado da quadra [pista] é sempre um pouco estranho para mim, mas é uma missão que já cumpri e que vou voltar a assumir com muito gosto. É muito positivo para o skate português receber esta final mundial e desafio toda a comunidade para aparecer em peso!”.

A final mundial do Red Bull Skate Arcade tem transmissão televisiva assegurada, com um directo na Fuel TV a partir das 16 horas do dia 19 de Setembro.

Os 16 Finalistas

* Bejarano, COLÔMBIA
* Luis Reynaldo, PANAMÁ
* Jorge Simões, PORTUGAL
* Meni, ARGENTINA
* Mulisha Murillo, COSTA RICA
* Isaac, MÉXICO
* Rana, ESPANHA
* Chris, ESLOVÉNIA
* Garrett Ginner, EUA
* Jupefucky, VENEZUELA
* Phil Josephu, ÁUSTRIA
* Humberto Peres, BRASIL
* Chato, PERU
* Chipople, EL SALVADOR
* Marlon Vozmediano, EQUADOR
* Timprozorov, ESTÓNIA