Silk Way Rally 2017: Peugeot Sport alcança a 6ª dobradinha na 11ª...

Silk Way Rally 2017: Peugeot Sport alcança a 6ª dobradinha na 11ª etapa

Na sequência da realização da 11ª Etapa do Silk Way Rally, em cuja especial Cyril Despres foi o 2º mais rápido, atrás do seu companheiro de equipa Stéphane Peterhansel, o líder dos últimos dias aumentou a sua vantagem na Geral

33

Despres e Peterhansel - Silk Way Rally 2017 - 11ª EtapaNa sequência da realização da 11ª Etapa do Silk Way Rally, em cuja especial Cyril Despres foi o 2º mais rápido, atrás do seu companheiro de equipa Stéphane Peterhansel, o líder dos últimos dias aumentou a sua vantagem na Geral. Os Peugeot DKR alcançaram, assim, a sua 6ª dobradinha e a 9ª vitória em Especiais, num total de 11 dias de competição.

Os Peugeot DKR mostraram-se hoje muito fiáveis nas pistas repletas de poeira dos grandes canyons, onde alcançaram velocidades até aos 190 km/h. Cumpridos que estão 7.442 quilómetros sem qualquer problema mecânico de relevo, os engenheiros da Peugeot Sport recolhem valiosos dados técnicos que serão usados nos preparativos para o próximo Dakar.

Aproxima-se, assim, o final do Silk Way Rally, restando apenas 3 Especiais antes da chegada a Xi’an, mas o traçado dos próximos dias está entre os mais difíceis de abordar de toda a prova, razão porque o ‘Dream Team’ deve continuar coeso e focado nos seus objectivos.

Resumo da Etapa

Mais um dia de sucessos para o ‘Dream Team’ Peugeot Total, que domina o Silk Way Rally desde o início da competição. Apenas a 3 dias da chegada a Xi’an, a equipa adopta uma abordagem cautelosa, mantendo-se focada num único objectivo: repetir a vitória. Cyril Despres tem quase uma hora de avanço na Classificação provisória. Aos comandos do Peugeot DKR #100, não arriscou hoje e cruzou a linha de chegada a pouco mais de um minuto de seu parceiro Stéphane Peterhansel (Peugeot DKR #106), o vencedor da etapa e 6º da Geral ‘Auto’, após o seu acidente na semana passada. A equipa mantém-se muito unida, pois há ainda 1.890,66 quilómetros de prova a cumprir.



Comentários

Stéphane Peterhansel, Piloto Team Peugeot Total (Vitória na Etapa / 6º da Geral – autos)
“A Especial correu bem na generalidade, mas teve duas partes bem distintas para nós. Inicialmente havia muita poeira, pelo que tive de ultrapassar vários concorrentes para obter, finalmente, alguma visibilidade. A segunda metade foi, assim, muito mais fácil. Os últimos 50 km foram muito agradáveis, com pistas largas em terra com pequenos taludes de ambos os lados, podendo fazer escorregar o Peugeot e apreciar o efeito.

O perfil para amanhã já assenta na estratégia, pois o Cyril sai apenas dois minutos depois de nós, pelo que não teremos de esperar muito tempo para rodar juntos. Iremos manter-nos assim! É essa a melhor solução para assegurar que ele permaneça na liderança da Geral”.

Cyril Despres, piloto Team Peugeot Total (2º lugar na Etapa / 1º da Geral)
“Fui suficientemente cuidadoso hoje. Tal como nos últimos dois dias, houve uma sucessão de curvas e vários cruzamentos, mas nada de muito complicado, demolidor ou perigoso. Foi uma boa Especial que cumprimos rapidamente, sem erros de navegação. Estou a sentir-me bem e tudo está de acordo com o planeado. O Peugeot DKR tem uma boa performance e podemos atacar. As notas de David surgem naturalmente, encontrámos um bom ritmo e funcionamos bem em conjunto. Só há que manter tudo assim.”

Antevisão da 12ª Etapa

Com uma distância de 254 quilómetros, a Especial de amanhã (Quinta-feira) está longe de ser a mais longa, mas vai certamente ser uma das mais difíceis de todo o rali. São esperadas grandes dunas no início e no final da Especial, pelo que será fácil ficar atascado na areia. Entre estas duas secções, a caravana de concorrentes irá passar por uma pista rápida, por uma estrada de terra. Estas condições reais de um rali-raid irão colocar em destaque o talento dos pilotos e dos seus navegadores. As equipas partem de Jiayuguan rumo ao bivouac de Alashan Youqi.

Classificação Geral (após a 11ª Etapa)

1º DESPRES Cyril (FRA), Peugeot 3008 DKR
2º HAN Wei (CHN), GEELY SMG BUGGY, a 57:29
3º MENZIES Bryce (USA), Mini John Cooper Works Rally, a 55:06
4º LAVIEILLE Christian (FRA), Baicmotor BJ40L, a 01:07:08
5º SOTNIKOV Dmitry (RUS), Kamaz 43509, a 01:41:30

10º PETERHANSEL Stéphane (FRA), Peugeot 3008 DKR, a 02:37:04 (nota: 6º “Auto”)