Silk Way Rally 2017: Iveco inicia contagem final para as 14 etapas...

Silk Way Rally 2017: Iveco inicia contagem final para as 14 etapas da Rússia à China

O Team PETRONAS De Rooy IVECO participa pela primeira vez no Silk Way Rally. A prova atravessa a Rússia, o Cazaquistão e a China, totalizando quase 10.000 km divididos por 14 etapas

61

Gerard De Rooy - Silk Way 2017O Silk Way Rally arranca hoje em Moscovo com a partida simbólica na Praça Vermelha, para terminar 15 dias depois na cidade chinesa de Xi’an. Ao longo do percurso, os concorrentes vai disputar 14 etapas e atravessar 3 países – Rússia, Cazaquistão e China – totalizando 9.608 km.

Mais uma vez, a IVECO uniu forças com o Team PETRONAS De Rooy IVECO, alinhando com três camiões IVECO – dois Powerstar e um Trakker – apoiados pelas equipas de assistência.

Depois das verificações técnicas e administrativas, o rali avança para as três primeiras etapas disputadas nas repúblicas russas situadas entre o Volga e o Basquiristão. Os quatro dias seguintes serão particularmente intensos, tendo como cenário a deslumbrante paisagem das estepes do Cazaquistão. A primeira etapa na China será seguida de um dia de descanso (16 de Julho, em Urumqi) que serve de entrada no Deserto de Gobi. Esta fase marca a entrada na parte mais dura da prova: sete etapas que vão levar os concorrentes a navegar nas dunas e nas pistas traiçoeiras do Deserto de Gobi antes de chegar ao destino final na cidade de Xi’an.

“A agenda do Team PETRONAS De Rooy IVECO é particularmente intensa e estamos orgulhosos por, mais uma vez, poder apoiar os nossos pilotos nesta nova aventura que nos traz à Ásia. A robustez e a versatilidade do Trakker e as características do Powerstar, juntamente com as aptidões das nossas tripulações, vão permitir-nos atacar e dominar os caminhos mais difíceis”, afirmou Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO.

O Team PETRONAS De Rooy IVECO para o Silk Way Rally 2017

A bordo do seu Powerstar, o chefe de Equipa, Gerard De Rooy, será acompanhado pelo experiente navegador Moi Torrallardona. Juntamente com estes, o igualmente experiente mecânico Darek Rodewald estará encarregue de prestar todo o apoio técnico durante a competição.

“O Silk Way Rally será muito importante para nós. Participamos com três camiões, conduzidos por mim, pelo Ton van Genugten e pelo Artur Ardavichus. Mal posso esperar por começar mais esta aventura”, declarou De Rooy.

Além dos dois Powerstar, a equipa integra um IVECO TRAKKER conduzido por Ton van Genugten, apoiado pelo seu novo, mas experiente, navegador espanhol Marco Alcaya e pelo mecânico Bernard Der Kinderen.

“Esta é a minha estreia no Silk Way Rally e a minha missão é seguir o Gerard como uma sombra e dar assistência ao seu novo Powerstar. Vai ser um excelente treino para o próximo Dakar, onde vou poder também conduzir um Powerstar”.

Parceiro de longa data da IVECO, a PETRONAS Lubricants International assegura o seu apoio ao longo de todo o Silk Way Rally 2017. Na sua qualidade de patrocinador principal e parceiro técnico do Team PETRONAS De Rooy IVECO, a PETRONAS Lubricants International fornece os lubrificantes e outros fluídos para os veículos de competição e para os veículos de assistência. A equipa utilizará o óleo de motor PETRONAS Urania, dotado de uma avançada tecnologia de aditivos, especificamente concebido para protecção total do motor, mais eficiência de combustível e melhores performances.



Quem é o novo piloto IVECO no Silk Way Rally 2017

O piloto cazaque Artur Ardavichus é o mais recente membro a juntar-se ao Team PETRONAS De Rooy IVECO e fará a sua estreia no Silk Way Rally 2017, que arrancou hoje, 7 de Julho.

Natural do Cazaquistão, Artur Ardavichus, fará a sua estria a bordo de um IVECO Powerstar com o navegador belga Serge Bruynkens e o mecânico holandês Michel Huisman, ambos de volta ao Team De Rooy.

“Sempre quis fazer parte de uma equipa altamente profissional como esta, depois de ter testemunhado nos últimos anos como concorrente, as suas excelentes aptidões organizativas, bem como o elevado desempenho dos camiões IVECO. Quero obter a melhor performance possível numa corrida que tem lugar ‘no meu quintal’”, afirmou Artur Ardavichus, a propósito da sua nova aventura.

Nascido em 1971 em Almaty (Cazaquistão), Artur começou a sua carreira no todo-o-terreno em 2011 quando alinhou pela primeira vez no Rali Dakar. Esteve presente em seis edições consecutivas do famoso rali disputado na América do Sul e agora está preparado para enfrentar o Silk Way Rally 2017 com a IVECO e o Team PETRONAS De Rooy IVECO.

O novo membro da equipa vai competir a bordo de um IVECO Powerstar com motor IVECO Cursor 13 com 900 cv de potência e 3600 Nm de binário (às 1200 rpm), e caixa ZF de 8 velocidades. Este Powerstar junta-se a um segundo Powerstar na equipa, entregue ao Chefe da Equipa PETRONAS De Rooy IVECO.

“Estamos muito satisfeitos por termos o Artur a bordo. Esta estreia é muito importante, pois o Artur vai estar a correr em casa, nas estepes do Cazaquistão que tão bem conhece. Estou certo de que vai ser uma grande aventura para ele, para a IVECO e para toda a equipa”, comentou Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO.

Os veículos em prova

O IVECO Trakker é um modelo concebido para vencer as mais duras missões em todo-o-terreno para veículos com rodas. Com versões entre 18 e 72 toneladas, o Trakker representa a combinação perfeita entre robustez e fiabilidade, e conta com os elevados níveis de conforto das cabinas da nova geração Stralis (Hi-Land ou Hi-Track).

A gama Trakker, disponível com volante à esquerda ou à direita, oferece uma ampla escolha de soluções que se adaptam às mais varias missões, contando com os motores IVECO Cursor 9 e IVECO Cursor 13. Ambas as versões de cabina estão disponíveis nas configurações 4×2, 4×4, 6×4, 6×6 e 8×8, com potências entre 310 e 500 cv. Seja para trabalho nas mais duras condições em todo-o-terreno ou em missões prioritariamente em alcatrão, com ocasionais incursões fora-de-estrada, o Trakker pode ser equipado para optimizar a capacidade de carga útil e o consumo de combustível.