Silk Way Rally 2016: Peterhansel com dificuldades, Cyril Després é de novo...

Silk Way Rally 2016: Peterhansel com dificuldades, Cyril Després é de novo líder

Assente numa crescente experiência, tento em condução como em navegação e leitura do roadbook, a dupla DESPRÉS / CASTERA alcançou o melhor tempo do dia.

82

Com 568 km cronometrados, 250 km de ligação, cerca de 600 notas em 116 páginas do roadbook dos navegadores, a 5ª Etapa do Silk Way Rally tornou-se num dia muito difícil. Apesar de ter o carro #100 bastante atrasado, o Team Peugeot Total permanece na liderança, tendo duas das suas três equipas nos dois primeiros lugares da classificação geral provisória.

Assente numa crescente experiência, tento em condução como em navegação e leitura do roadbook, a dupla Cyril DESPRÉS / David CASTERA alcançou o melhor tempo do dia sem cometer erros. Resultado: uma vitória líquida e o regresso à 1ª posição da geral.

Os novos líderes são seguidos na classificação por Sébastien LOEB e Daniel ELENA, os 5ºs mais rápidos na etapa do dia, depois de terem tido, como muitos concorrentes, alguns problemas de navegação.

Ao km 416, dois perigos consecutivos de nível 2 e 3 (alerta máximo) resultaram numa série de capotamentos do PEUGEOT 2008 DKR #100 de Stéphane PETERHANSEL / Jean-Paul COTTRET. Com elevados danos mecânicos, a tripulação tudo fez para regressar à corrida e está, a esta altura, a tentar trazer o carro até ao acampamento, onde os engenheiros e mecânicos da Peugeot Sport os esperam, prontos para intervir de imediato, de modo a que a equipa possa alinhar à partida da etapa, na madrugada de amanhã.

Comentários

Bruno FAMIN, Director do Team Peugeot Total – Director da Peugeot Sport
“A performance do Cyril e do David foi notável hoje. Eles conseguiram criar um avanço importante graças a um dia magnífico e sem falhas. Infelizmente, três quilómetros antes do CP3, o Stéphane e o Jean-Paul cometeram um erro de avaliação sobre um perigo indicado no roadbook. O carro está muito danificado, com danos nas suspensões dianteira e traseira, ambas do lado esquerdo. Não sabemos ainda se serão capazes de alcançar o final da especial, uma vez que ainda têm cerca de 150 km pela frente.

O objectivo da nossa participação no Silk Way Rally é, também, acumular quilómetros para testar as nossas evoluções no carro; portanto, vamos fazer tudo para que o Stéphane e o Jean-Paul possam partir amanhã. A corrida ainda é longa e outros concorrentes também terão problemas. Estamos muito satisfeitos por ter dois PEUGEOT 2008 DKR nas duas primeiras posições na classificação”.

Cyril DESPRÉS – 1º lugar na Etapa / 1º lugar da Geral
“Foi a primeira vez que participei numa especial tão longa. Este é o verdadeiro rally! A especial foi muito agradável, com muitas mudanças de ritmo no meio da vegetação. Não é algo fácil de gerir, pois tenho que adaptar a minha condução. Se alguém me tivesse dito esta manhã, partindo do 10º lugar, que nós iríamos estar à frente nos últimos 100 km, não iria acreditar. Nós somos maratonistas e, quando a etapa começa a ser longa e difícil, podemos jogar as nossas próprias cartadas. Foi o caso de hoje”.

Sébastien LOEB – 5º lugar na Etapa / 2º lugar da Geral
“Partimos muito bem, ultrapassámos o Vassiliev e o Stéphane, antes de ficar a abrir a estrada. Perdemos depois uma dúzia de minutos a ‘jardinar’ entre dois Way Points, em seguida, mais alguns quando ajudámos o Stéphane a pôr o carro de novo com as rodas no chão. O nosso acelerador ficou preso a 100 km da chegada. Não tomámos qualquer risco depois, pois o objectivo era terminar a etapa. Fizemos o 4º tempo apesar de todos esses problemas, pelo que o nosso ritmo foi muito bom…”

Classificações do Silk Way Rally 2016 (provisórias)

5ª Etapa (Astana – Balkhash)
1. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 5h37’52’’
2. Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (DEU), Mini, +11min16s
3. Aidyn Rakhimbayev (KAZ) / Anton Nikolaev (RUS), Mini, +13min11s
4. Harry Hunt (GBR) / Andreas Schultz (DEU), Mini, +13min31s
5. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +15min30s

Geral – após a 5ª Etapa
1. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, + 9h47min05s
2. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +14min22s
3. Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (DEU), Mini, +14min38s
4. Vladimir Vasilyev (RUS) / Konstantin Zhiltsov (RUS), Mini, +15min16s
5. Aidyn Rakhimbayev (KAZ) / Anton Nikolaev (RUS), Mini, +16min04s

Próxima etapa

Amanhã disputa-se a última etapa antes do Dia de Descanso, seguindo-se a entrada na China. Compõe-se de duas secções cronometradas, de 111 km e 224 km, com uma ligação no meio. Um total de 848 km e as primeiras passagens na areia.