Silk Way Rally 2016: Cyril Després assume a liderança na 3ª etapa

Silk Way Rally 2016: Cyril Després assume a liderança na 3ª etapa

Pela 1ª vez na sua jovem carreira nas quatro rodas, Cyril Després está no topo da geral de uma prova de rallye-raid. Um resultado promissor.

162

Disputada hoje, a 3ª etapa do Silk Way Rally deu o pontapé de saída verdadeiramente competitivo da prova, com 815,15 km entre Ufa (Rússia) e Kostanay (Cazaquistão).

No final dos 200,43 km no sector cronometrado, é a dupla Cyril DESPRÉS/David CASTERA que surge no topo da classificação, com o seu PEUGEOT 2008 DKR #104. Pela primeira vez na sua jovem carreira nas quatro rodas, o piloto da Peugeot Sport está no topo de uma classificação geral de uma prova de rallye-raid. Um resultado promissor.

A dupla Sébastien LOEB/Daniel ELENA rapidamente encontrou-se na cabeça da especial, após a paragem dos dois adversários que saíram à sua frente. Um grande desafio dado que as pistas tinham, frequentemente, pouca visibilidade, com os traçados ocultos por ervas altas. O PEUGEOT 2008 DKR #102 terminava a etapa no 3º lugar.

Saindo no 1º lugar bem cedo nesta manhã, após a vitória anteontem na Super Especial de Kazan, Stéphane PETERHANSEL e Jean Paul COTTRET sofreram um atraso de 9 minutos à chegada da especial, por causa de uma jante partida e de um furo lento. O ‘Senhor Dakar’ não foi poupado no seu primeiro dia a sério.

Comentários

Bruno FAMIN, Director do Team Peugeot Total – Director da Peugeot Sport
“Foi um bom arranque para a equipa Peugeot Total no Silk Way Rally. É bom ver o Cyril DESPRES e o David CASTERA alcançar um 1º lugar e assumir a liderança da competição. No entanto, sabemos que este rali vai evoluir muito e já tivemos o primeiro contratempo no carro do Stéphane PETERHANSEL. O mais difícil ainda está por vir, pelo que deixei orientações de que não nos devemos empolgar, mas sim mantermo-nos focados”.

Cyril DESPRES – 1º lugar na Etapa / 1º lugar da Geral
“Tive muito prazer na condução no dia de hoje. A especial foi muito agradável, sinuosa e com algumas pedras. Cometemos alguns erros de navegação, mas poucos. O David fez um super-trabalho. Espero continuar assim amanhã e, em especial, manter o ritmo de hoje”.

Sébastien LOEB – 3º lugar na Etapa / 3º lugar da Geral
“O carro estava muito bom e não tivemos quaisquer problemas. Passámos a abrir a pista logo que o Stéphane e o Vassiliev pararam. Havia muitas ervas e não foi fácil encontrar os trilhos certos e cometemos alguns erros, sem no entanto querer correr riscos. Não nos esquecemos que o nosso objectivo é acumular quilómetros e adoptar o ritmo, sem forçar demasiado”.

Stéphane PETERHANSEL – 8º lugar na Etapa / 8º lugar da Geral
“Sofremos um furo lento muito cedo na especial. Continuámos a andar antes de ter de parar outra vez com outro furo. A especial foi muito interessante e técnica. Cometemos alguns erros de navegação, como muitos outros pilotos”.

Classificação Provisória – 3ª Etapa (Ufa – Kostanay)

1. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 1h56min45s
2. Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (DEU), Mini, +2min40s
3. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +4min14s
4. Vladimir Vasilyev (RUS) / Konstantin Zhiltsov (RUS), Mini, +5min15s
5. Evgeny Firsov (RUS) / Vadim Filatov, Toyota Pick-up, 6min37s
8. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +9min00s

Classificação Geral Provisória (após a 3ª Etapa)

1. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 1h58min24s
2. Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (DEU), Mini, +2min37s
3. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +4min10s
4. Vladimir Vasilyev (RUS) / Konstantin Zhiltsov (RUS), Mini, +5min11s
5. Evgeny Firsov (RUS) / Vadim Filatov, Toyota Pick-up, 6min40s
8. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +8min52s