Setembro marca o arranque de uma nova temporada no râguebi nacional

Setembro marca o arranque de uma nova temporada no râguebi nacional

210

O início de Setembro marca o arranque de uma nova temporada no râguebi nacional. A época 2015/2016 trará novos desafios às Selecções Nacionais e aos clubes que vão participar nas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Rugby.

As estreias competitivas de Olivier Baragnon e António Aguilar, ao leme das Selecções Nacionais de XV e de Sevens, respectivamente, só acontecem nos dois últimos meses do ano mas o trabalho já começou a ser feito.

A Selecção Nacional XV está focada na segunda volta do Rugby Europe Championship no primeiro trimestre de 2016 mas a participação lusa na Hong Kong World Rugby Cup, agendada para Novembro, começa este fim-de-semana a ser preparada. Olivier Baragnon, novo seleccionador nacional XV, terá o primeiro contacto com os Lobos no estágio de início de época e para o qual convocou 40 jogadores de oito clubes nacionais.

Já a Selecção Nacional de Sevens, com António Aguilar no comando, começa este mês a preparar o arranque do Circuito Mundial. A primeira etapa da competição está marcada para o primeiro fim-de-semana de Dezembro no Dubai. O novo seleccionador nacional tem a manutenção de Portugal entre a elite como o grande objectivo da temporada. Depois do arranque nos Emirados Árabes Unidos, a prova vai passar ainda pela Cidade do Cabo, Wellington, Sydney, Las Vegas, Vancouver, Hong Kong, Singapura, Paris e Londres.

No que diz respeito aos clubes, o campeão nacional GD Direito e o vencedor da Taça de Portugal CDUL são os primeiros a entrar em acção. A Supertaça está marcada para 26 de Setembro na Tapada da Ajuda.

A Divisão de Honra do Campeonato Nacional arranca uma semana depois, com destaque para o RC Lousã, que esta temporada ingressa no lote dos grandes.