Selecção Portuguesa de Escalada cumpre objectivos em Madrid

Selecção Portuguesa de Escalada cumpre objectivos em Madrid

Selecção FCMP, orientada por Frederico Silva, coadjuvado por Pedro Alves, teve teste positivo em Madrid, com destaque para o 8º lugar de José Neres na Taça de Espanha.

25

Selecção Portuguesa de Escalada - Madrid 2017A Selecção Nacional de Escalada cumpriu os objectivos propostos, ao completar uma jornada dupla na Taça de Espanha e no Open Madrid Skala, que decorreram no passado fim-de-semana na capital espanhola, com o consagrado André Neres a alcançar a final da Taça e os outros atletas, todos bastante jovens, a marcarem resultados bem interessantes na estreia deste grupo de trabalho liderado por Frederico Silva.

“Cumprimos os objectivos a que nos tínhamos proposto com esta participação na Taça de Espanha e no Open de Madrid: colocar um atleta na final da Taça e colocar estes jovens escaladores, que muito prometem à modalidade, numa situação de competição internacional e numa das potências europeias da modalidade.

É necessário, nesta fase, retirar estes atletas da sua ‘zona de conforto’ e expô-los a um nível superior àquele que estão habituados. É um estímulo individual, mas também uma forma de fortalecer o espírito deste grupo recém-formado”, sintetizou o Seleccionador Nacional Frederico Silva, coadjuvado pelo técnico Pedro Alves, sobre a participação desta equipa da FCMP (Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal).

Quanto aos resultados propriamente ditos, além do oitavo lugar de André Neres, Vasco Campos foi 27º, enquanto Bernardo Castro e João Castro ficaram em 44º ‘ex-aequo’.

No feminino, Mariana Abreu foi 17ª e Teresa Coimbra 25ª da Taça de Espanha.

Pedro Pato (14 anos) e Madalena Casanova (11 anos) não puderam participar na Taça de Espanha por limite de idade (mais de 16 anos), pelo que participaram no Open Madrid Skala, aberto a todas as idades, com excelentes resultados: Pedro Pato foi 15º, enquanto Madalena foi 11ª.