Sébastien Loeb: Um piloto ecléctico ao serviço da PSA Motorsport

Sébastien Loeb: Um piloto ecléctico ao serviço da PSA Motorsport

Contratado pela Peugeot Sport para a categoria de rali-raid – foi 2º no último Dakar – e também piloto do Campeonato do Mundo de Ralicross (WRX), Sébastien Loeb irá agora testar o Citroën C3 WRC no decurso de um teste em asfalto, agendado para as próximas semanas

36

Sébastien Loeb - PSA MotorsportSébastien Loeb e as Marcas do Grupo PSA construíram, em conjunto, um longo e ecléctico palmarés de mais de 15 anos, permitindo-lhe ser o piloto mais bem-sucedido do desporto automóvel. Tendo em mente uma aliança ainda mais marcante, este piloto fora de série poderá, a partir de agora, explorar os seus talentos com a DS Performance, a Citroën Racing e a Peugeot Sport.

A PSA Motorsport, entidade que reúne em Versailles Satory as estruturas da Peugeot Sport, Citroën Racing e DS Performance, irá em breve comemorar o seu primeiro aniversário. Este centro de excelência oferece oportunidades tanto ao nível das sinergias técnicas, como no domínio desportivo, através da riqueza dos seus programas.

É a oportunidade para pilotos com uma rara agilidade, como Sébastien Loeb, poderem alternar de um programa para o outro, trocando de volantes. O seu talento, experiência, grau de exigência e desejo de encontrar constantemente novos desafios, bem como a sua força interior, são aliados preciosos para partir à conquista de sucessos em múltiplas categorias.

Contratado pela Peugeot Sport para a categoria de rali-raid – foi 2º no último Dakar – e também piloto do Campeonato do Mundo de Ralicross (WRX), Sébastien Loeb irá agora testar o Citroën C3 WRC no decurso de um teste em asfalto, agendado para as próximas semanas.

Durante esse dia, irá conduzir a versão WRC 2017, mais potente e rápida que as anteriores viaturas que fez voar ao longo de todos os anos em que esteve envolvido no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). Trata-se, também, de uma oportunidade para a Citroën Racing beneficiar de um feedback técnico significativo, por parte grande campeão sobre o C3 WRC.

Será, portanto, o reencontro com o vermelho e branco que o acompanhou desde o início da sua carreira e ao longo do palmarés acumulado: 9 títulos de Campeão do WRC, recordes impressionantes e também uma parceria frutífera no WTCC.

Ralis, competições em circuito e no rali-raid, ralicross e rampas, entre outras, são as muitas disciplinas em que Sébastien Loeb disse ‘presente’ defendendo as Marcas do Grupo PSA.

Em 2013 pulverizou o recorde da Rampa de Pikes Peak com um Peugeot 208 T16 Pikes Peak, para, a partir de então e sempre sob a égide da Peugeot Sport, iniciar a sua carreira nos rali-raids e no Mundial de Ralicross, categoria onde ocupa, actualmente, a 4ª posição no ranking de Pilotos, num conjunto de resultados que contribuem para que a sua formação ocupe o 2º lugar na classificação de Equipas.

Em 2018, o Dakar voltará a ser uma das suas prioridades, contando, sempre ao seu lado, com o seu leal aliado monegasco, Daniel Elena. A aventura Loeb continuará nos programas oficiais do Grupo, alargando-se a outras frentes, como os ralis do nacional de França com os seus 306 Maxi e 208 T16, preparados pela estrutura da Sébastien Loeb Racing.

“Com a criação da entidade PSA Motorsport, formamos agora uma grande equipa. Mesmo com o envolvimento nos rali-raids ou no Campeonato do Mundo de Ralicross com a Peugeot, trago a minha experiência à Citroën, testando o C3. Estou ansioso para voltar ao volante de um carro do WRC e avaliar a evolução tecnológica da disciplina. Os ralis continuam a ser uma paixão. De todas as disciplinas que já abracei desde a minha paragem há 5 anos, são as sensações dos ralis as que mais gosto”, afirmou Sébastien Loeb.

Jean-Marc Finot, Director da PSA Motorsport, diz que “o Sébastien partilha os valores do Grupo PSA”.

“É por isso que a sua carreira com a Citroën e, depois, com a Peugeot estão intimamente ligadas ao longo de muitos anos. Ele tem espírito de equipa e é um dos seus pontas-de-lança. Pela riqueza de seus programas, a PSA Motorsport permite aos pilotos a oportunidade de explorar os seus talentos na DS Performance, na Citroën Racing e na Peugeot Sport. Os pilotos das marcas do Grupo PSA podem, assim, beneficiar de experiências variadas, de acordo com as suas aspirações e adaptadas às suas capacidades fora do comum. São membros da família PSA”.



Palmarés da PSA Motorsport

* 3 vitórias nas 500 Milhas de Indianapolis
* 13 títulos de Construtores no Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC)
* 9 vitórias no Dakar
* 3 vitórias na Rampa de Pikes Peak, incluindo o record da subida
* 3 vitórias nas 24 Horas de Le Mans
* 3 títulos de Construtores no Campeonato do Mundo FIA de Carros de Turismo (WTCC)

Palmarés de Sébastien Loeb

* 9 títulos de Pilotos no Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC), incluindo 78 vitórias
* 2 vezes 3º classificado no Campeonato do Mundo FIA de Carros de Turismo (WTCC) – Pilotos, incluindo 6 vitórias
* 1 vitória em corridas do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross (WRX), 5º classificado no Mundial de 2016 na categoria de Pilotos
* 2º lugar no Dakar 2017, com 5 vitórias em Etapas
* 1 vitória em Pikes Peak (EUA)
* 1 vitória nos XGames (EUA)
* 2º lugar no nas 24 Horas de Le Mans 2006