Sébastien Loeb estreia o novo 3008DKR Maxi da Peugeot Sport no Silk...

Sébastien Loeb estreia o novo 3008DKR Maxi da Peugeot Sport no Silk Way Rally

As melhorias operadas em termos das dimensões e suspensões do modelo garantem uma maior estabilidade e uma maior performance do 'DreamTeam' da Peugeot Total

33

Peugeot 3008 DKR MaxiNa sequência do sucesso alcançado no Dakar 2017, os engenheiros da Peugeot Sport apresentam o novo Peugeot 3008DKR Maxi. As melhorias operadas em termos das dimensões e suspensões do modelo garantem uma maior estabilidade e uma maior performance do ‘DreamTeam’ da Peugeot Total. Sébastien Loeb foi o piloto escolhido para fazer a estreia do novo carro em competição, no âmbito do Silk Way Rally, que se disputa de 7 a 22 de Julho próximo.

Com duas vitórias nas edições de 2016 e 2017 do incontornável Rally Dakar, disputado na América do Sul no mês de Janeiro, a Peugeot Sport desvenda a viatura sucessora do Peugeot 3008DKR: uma besta de competição baseada no modelo de série da Peugeot, o novo SUV 3008, galardoado com o título de ‘Carro do Ano 2017’.

O Peugeot 3008DKR Maxi foi concebido para enfrentar as trilhas, dunas e terrenos do mais difícil rali-raid do mundo e visa – como o seu próprio nome indica – maximizar as performances.

O novo carro é 20 centímetros mais largo que o anterior (largura total de 2,40 m), devido à expansão do curso das suspensões em 10 cm em cada lado. Os triângulos de suspensão superiores e inferiores, rótulas e eixos foram igualmente alterados. O objectivo dos engenheiros da Peugeot Sport foi de garantir maior estabilidade e melhorar a dinâmica do veículo.

Após um programa de desenvolvimento destas novas evoluções de um ano, o Peugeot 3008DKR Maxi vai fazer a sua estreia em competição no Silk Way Rally 2017, uma etapa decisiva na implementação dos procedimentos técnicos, enfrentando um percurso de nada menos do que 10.000 km, entre Moscovo (Rússia) e X’ian (China), através das estepes do Cazaquistão.

O papel de Sébastien Loeb será de testar as alterações operadas, por forma a se definirem os testes seguintes, visando o Dakar 2018. Mas, como sublinha Bruno Famin, Director da Peugeot Sport, há apenas um objectivo nesta prova de 15 dias: a vitória.

Sébastien Loeb ver-se-á acompanhado na aventura do Silk Way Rally por Stéphane Peterhansel, o vencedor do Dakar 2017, e também de Cyril Despres, o vencedor da edição do ano passado do Silk Way Rally, ambos ao volante do Peugeot 3008DKR, versão que alcançou uma tripla no Dakar 2017.

A experiência de Carlos Sainz, que voltará a integrar o ‘Dream Team’ no próximo Dakar, provou ser crucial no desenvolvimento do Peugeot 3008DKR Maxi, no decurso das três sessões de testes que se realizaram em Marrocos, Portugal e França.



Comentários

Bruno Famin, Director da Peugeot Sport
“Antes mesmo de estarmos à partida do Dakar em Janeiro, começámos a trabalhar na próxima geração da Peugeot 3008DKR. Os nossos engenheiros tinham como missão prosseguir os seus esforços e estudar novas vias de aprimoramento técnico. As recentes alterações feitas no carro deverão permitir obter maior performance nos nossos próximos desafios desportivos e dar melhores hipóteses de sucesso às nossas equipas: o mais difícil quando se ganha é repetir a vitória.

O Peugeot 3008DKR Maxi será confiado a Sébastien Loeb e Daniel Elena na sua estreia em competição no Silk Way Rally. Já realizámos várias sessões de testes com cada um dos nossos pilotos. Os dados recolhidos na corrida irão ajudar-nos a definir a configuração final para o próximo Dakar”.

Sébastien Loeb, piloto do Team Peugeot Total
“Acho que o carro é mais estável, agora que é mais largo. As sensações são um pouco diferentes ao volante. Nas partes estreitas e técnicas é mais complicado, mas em termos de estabilidade e direcção é realmente melhor. O carro tem menos tendência a adornar, dando maior confiança para se atacar e para pô-lo a escorregar lateralmente.

Eu diria que o grande destaque do Peugeot 3008DKR Maxi é a sua capacidade em fora de estrada. Com as suas vias mais largas e rodas grandes poderemos ir praticamente a qualquer lugar. Talvez não seja tão ágil em secções que se assemelhem a uma especial de ralis, território mais indicado para carros de quatro rodas motrizes. O ponto forte do nosso carro é o de ser capaz de ultrapassar tudo com confiança, em especial as dunas”.

Carlos Sainz, piloto do Team Peugeot Total
“Tive boas sensações ao volante do novo Peugeot 3008DKR Maxi durante os testes e é, realmente, uma boa evolução em relação à versão anterior: sinto que fizemos progressos. A mudança mais visível é na largura das vias, algo que nos deverá permitir atacar mais em curva. O carro também parece mais estável nas secções mais rápidas e em estradas mais demolidoras.

Ao longo dos anos, torna-se cada vez mais difícil melhorar o conjunto, mas o trabalho dos engenheiros da Peugeot Sport é notável. Tentei ajudá-los o máximo que pude. É fantástico ver engenheiros a tentar tirar o máximo proveito de um carro já de si tão bom, sendo muito emocionante seguir o caminho do desenvolvimento com vista a regressar ao Dakar”.