SE do Desporto impressionado pela dinâmica crescente da Escalada em meios urbanos

SE do Desporto impressionado pela dinâmica crescente da Escalada em meios urbanos

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) está prestes a construir uma parede de escalada em Lisboa, nos Olivais, continuando a aposta de investimento e expansão da modalidade.

42

João Paulo Rebelo - SE do Desporto - Jamor“Impressionado”, foi como se confessou o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, em conversa com o campeão nacional de escalada André Neres, acerca da competição a que teve oportunidade de assistir nos Jogos Mundiais, em Wroclaw (Polónia), o mês passado.

De passagem pela parede de escalada da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) no Complexo Desportivo Nacional do Jamor, por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Juventude, o responsável governativo esteve alguns minutos à conversa com alguns elementos federativos que supervisionavam as actividades de escalada para os muitos jovens ali presentes.

Foi nesse contexto que João Paulo Rebelo partilhou a experiência vivida em Wroclaw.

“Fiquei impressionado com o que vi nos Jogos Mundiais pela dinâmica que se gera com quatro atletas a escalar as paredes artificiais, no meio da cidade, com centenas e centenas de pessoas a assistir”.

O secretário de Estado, que frisou já ter tido uma excelente imagem da modalidade durante a abertura da parede de escalada do Jamor, destacou o potencial da escalada enquanto actividade transportável para uma realidade urbana e augurou-lhe um futuro promissor.

“A possibilidade de trazer a escalada para a cidade fará com que esta modalidade possa crescer, e muito, nos próximos anos, graças a estes equipamentos”.

Refira-se, a propósito, que a FCMP está prestes a construir uma parede de escalada em Lisboa, nos Olivais, continuando a aposta de investimento e expansão da modalidade.