Rugby U20 Trophy: Portugal recebe a competição no Jamor e em Lisboa

Rugby U20 Trophy: Portugal recebe a competição no Jamor e em Lisboa

41

A competição internacional promovida pela World Rugby, até ao ano passado conhecida como ‘Junior World Rugby Trophy’, tem a sua oitava edição sob a responsabilidade da Federação Portuguesa de Rugby. O torneio é disputado por equipas de vários países com jogadores de idade inferior a 20 anos. Os jogos têm lugar no CAR Rugby do Jamor e no Estádio Universitário de Lisboa, de 12 a 24 de Maio.

Rugby U20 Trophy 2015O U20 Trophy, campeonato importante no circuito mundial de Rugby e que representa uma grande oportunidade para o futuro das Selecções presentes, é o segundo nível da estrutura de competições mundiais de sub-20 organizadas pela World Rugby. O vencedor ganha o direito de participar no U20 Championship do próximo ano, campeonato onde estão presentes Selecções como a Nova Zelândia e a Inglaterra. Por sua vez, o último classificado do Championship de 2015 tem participação obrigatória no Trophy de 2016. Este ano a Selecção das Fiji ocupa essa posição, tendo ficado em último lugar da classificação no Championship de 2014 realizado na Nova Zelândia.

O U20 Trophy foi pela primeira vez realizado em Junho de 2008 no Chile, onde competiram oito Selecções entre si; este ano, além de Portugal irão estar presentes sete equipas vindas dos quatro cantos do mundo organizadas em dois grupos.

Portugal enfrenta as Fiji, a Geórgia e o Uruguai no grupo A. O Canadá, Tonga, Namíbia e Hong Kong constituem o Grupo B.

Depois dos jogos iniciais de cada grupo, a Selecção vencedora do grupo A disputa a final do campeonato com a melhor classificada do grupo B. As Selecções que se posicionarem em segundo lugar de cada grupo competem igualmente entre si pelo terceiro lugar.

A última edição do evento realizou-se o ano passado em Hong-Kong, tendo levado o rugby a uma vasta quantidade de espectadores.

Todos os jogos são de entrada livre e dividem-se por 4 dias: 12, 16, 20 e 24 de Maio. Os primeiros dois jogos estão agendados para as 17H de dia 12 e a partida final que apurará o vencedor terá lugar no dia 24 de Maio às 17.00H no estádio Universitário de Lisboa.