Rio’2016: Faça uma viagem à Cidade Maravilhosa, no canal Odisseia

Rio’2016: Faça uma viagem à Cidade Maravilhosa, no canal Odisseia

No especial 'Odisseia Olímpica', o canal reflecte a essência do Rio de Janeiro, as suas gentes, a sua cultura e a emoção dos dias que antecedem os JO's

188

A poucos dias do arranque dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o canal Odisseia propõe uma verdadeira maratona de vinte e sete documentários. No especial ‘Odisseia Olímpica’, o canal reflecte a essência do Rio de Janeiro, as suas gentes, a sua cultura e a emoção dos dias que antecedem esta importante competição mundial, para ver a partir de dia 7 de Julho.

No dia 2 de Outubro de 2009, o Presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, anunciou o Rio de Janeiro como cidade anfitriã da XXXI edição dos Jogos Olímpicos. Este foi o culminar de um processo de dois anos que pretendia assegurar que a cidade seria capaz de receber a competição e que o processo seria transparente para as partes envolvidas.

‘Rio, Cidade Anfitriã’ inaugura este especial resumindo as principais intervenções estruturais na cidade do Rio de Janeiro decorrentes da realização da competição mundial, ao longo de dez episódios, exibidos a partir de 7 de Julho, todas as Quintas-feiras, às 21h30.

‘A Caminho do Rio’, ‘Aos seus lugares, prontos, Rio!’, ‘Arredores do Rio’, ‘Heróis de Rio’, ‘Sambódromo’, ‘O Novo Túnel’, ‘O Desenho da Tocha’, ‘Segurança’, ‘Às portas do Rio’ e ‘Hip Hop’, são os dez episódios que compõem esta série documental que representa uma oportunidade única para mostrar o melhor da cidade e ultrapassar os estereótipos de sol e diversão.

Além das sedes desportivas e dos clássicos lugares turísticos, como a Praia de Copacabana ou o Cristo do Corcovado, a série ‘Desfruta do Rio’, mostra o estilo de vida vibrante dos cariocas todas as Sextas-feiras, a partir de 8 de Julho, sempre às 21h30.

A série acompanha Hylka Maria por lugares fascinantes que só os seus habitantes conhecem e frequentam, ao longo de sete episódios: ‘Guia Radical’, ‘A Realidade nas Favelas’, ‘A Zona Oeste’, ‘O Outro Lado’, ‘Viver o Lugar’, ‘A Cidade Antiga’ e ‘Apaixona-te!’.

Dia 7 de Julho, às 22h55, estreia o documentário ‘Rio, A Grande Saga’, um périplo pelas ruas mais emblemáticas da cidade, para descobrir a história do Rio de Janeiro numa altura em que se celebra o 450º aniversário da sua fundação.

Graças a espectaculares imagens aéreas, arquivos inéditos e recriações geradas por computador, ficaremos a compreender o imparável progresso que a cidade experimentou desde meados do século XVI até se converter na sede dos primeiros Jogos Olímpicos que se realizam na América do Sul.

A série documental de seis episódios de trinta minutos ‘Rio Mágico’ tem estreia marcada todas as Quintas-feiras, a partir de 14 de Julho, sempre às 22h25, e acompanha o prestigiado mágico Cyril Takayama pelas ruas do Rio de Janeiro, à medida que tenta superar as suas limitações no idioma e cativar, com os seus surpreendentes truques de magia, tanto cariocas como turistas.

Porque os segredos deixam-se para o fim, a partir de 10 de Julho, todos os Domingos, sempre às 18h00, o Odisseia exibe a série documental de três episódios ‘Brasil Secreto’, que leva os espectadores até ao Pantanal, no sul da bacia do Amazonas, a maior zona húmida do mundo, para capturar a fauna e a flora de um dos santuários mais ricos, desconhecidos e mutáveis do planeta.

‘Pantanal Selvagem’, ‘Pantanal Húmido’ e ‘Pantanal sem Cortes’ são os episódios resultantes de um ano de imersão total neste habitat em permanente mutação, convivendo com jaburus, anacondas, jaguares, lontras gigantes ou caimões.

Odisseia olímpica – 7 de Julho a 8 de Setembro

RIO, CIDADE ANFITRIÃ (10×30’)
* A CAMINHO DO RIO – Quinta-feira, 7 Julho, 21H30
* A OS SEUS LUGARES, PRONTOS, RIO! – Quinta-feira, 14 Julho, 21H30
* ARREDORES DO RIO – Quinta-feira, 21 Julho, 21H30
* HERÓIS DE RIO – Quinta-feira, 28 Julho, 21H30
* O SAMBÓDROMO – Quinta-feira, 4 Agosto, 21H30
* O NOVO TÚNEL – Quinta-feira, 11 Agosto, 21H30
* O DESENHO DA TORCHA – Quinta-feira, 18 Agosto, 21H30
* SEGURANÇA – Quinta-feira, 25 Agosto, 21H30
* ÀS PORTAS DO RIO – Quinta-feira, 1 Setembro, 21H30
* HIP RIO – Quinta-feira, 8 Setembro, 21H30

DESFRUTA DO RIO (7×30’)
* GUIA RADICAL – Sexta-feira, 8 Julho, 21H30
* A REALIDADE NAS FAVELAS – Sexta-feira, 15 Julho, 21H30
* A ZONA OESTE – Sexta-feira, 22 Julho, 21H30
* O OUTRO LADO – Sexta-feira, 29 Julho, 21H30
* VIVER O LUGAR – Sexta-feira, 5 Agosto, 21H30
* A CIDADE ANTIGA – Sexta-feira, 12 Agosto, 21H30
* APAIXONA-TE! – Sexta-feira, 19 Agosto, 21H30
* RIO, A GRANDE SAGA – Quinta-feira, 7 Julho, 22H55

RIO MÁGICO (6×30’) – de Quinta-feira, 14 Julho a Quinta-feira, 18 Agosto, 22h25

BRASIL SECRETO (3×60’)
* PANTANAL SELVAGEM – Domingo, 10 Julho, 18h00
* PANTANAL HÚMIDO – Domingo, 17 Julho, 18h00
* PANTANAL SEM CORTES – Domingo, 24 Julho, 18h00