Renault Duster quer terminar o Rally Dakar 2016 no top-10

Renault Duster quer terminar o Rally Dakar 2016 no top-10

291

Em 2016, a Renault Duster Dakar participa pela quarta vez consecutiva do Rally Dakar com um objectivo ambicioso: melhorar o resultado dos anos anteriores e terminar entre os 10 melhores do mundo. Ao nível dos mais competitivos do mundo, a Renault Duster Dakar conta com o suporte da Renault Sport Technologies, a divisão desportiva da marca, que traz toda a sua experiência e tecnologia em matéria de Rally Cross.

A equipa da Renault é formada por duas duplas: Emiliano Spataro e seu navegador Benjamín Lozada, além do piloto francês Christian Lavieille, acompanhado por Jean Michel Polato.

O início da equipa no Rally Dakar aconteceu em 2013, quando a dupla de Mendoza (Argentina) formada por José García e Mauricio Malano terminou em 29º na classificação geral.

Em 2014, depois de se valer da experiência adquirida, a dupla de Emiliano Spataro e Benjamín Lozada conseguiu um resultado histórico com o Duster, terminando em 14° no geral e em 4° na Classe 1, marcando assim a melhor actuação de uma equipa nacional na história do Rally Dakar.

Em 2015, a terceira vez consecutiva em que um Renault Duster da equipa conseguiu completar o Rally Dakar, também foram conquistados resultados excepcionais:

* Melhor equipa argentina na competição
* Spataro e Lozada foram a 2ª melhor dupla argentina do Dakar 2015 (melhorando o 3° posto conquistado entre os representantes nacionais em 2014)
* Duas etapas entre os 3 primeiros, uma etapa entre os 5 primeiros e duas outras entre os 10 primeiros

Em 2016, as equipas contarão novamente com o forte apoio e acompanhamento da Renault Sport Technologies, a divisão desportiva da marca, que traz toda a sua experiência e tecnologia de última geração em matéria de Rally Cross. Para este novo desafio, a equipa trabalhou bastante em cada um dos veículos, como na diminuição do peso geral, melhorias no chassi e aumento da potência do motor VK-50 V8 da Aliança Renault Nissan, de 387 cavalos.

Durante os últimos meses, houve um profundo trabalho de treinamento de 30 especialistas, entre mecânicos, técnicos e engenheiros, para preparar os dois Duster que vão representar a Renault. Também foi dado especial destaque ao reforço da logística em todas as etapas da exigente competição.

Nesta nova edição, o Rally Dakar voltará a passar pela Argentina e Bolívia, apresentando novos desafios para os competidores.

Para acompanhar esta grande aposta, a Renault lançou também a Série Limitada Renault Duster Dakar. Esta nova edição especial foi desenvolvida com base na versão Dynamique, tendo recebido inúmeros detalhes que conferem ao modelo um visual ainda mais robusto. O modelo conta com o desenvolvimento exclusivo das rodas de 16 polegadas, na cor preto diamantado. Já a parte inferior lateral recebeu faixas com a inscrição ‘Dakar Spirit’, reforçando a estética aventureira. O emblema Dakar encontra-se abaixo dos espelhos retrovisores.

Do lado de dentro, aliado ao conforto e habitabilidade característicos do Duster, foram incluídos detalhes estéticos em perfeita sintonia com o espírito do Dakar. Logo Dakar nos apoios de cabeças dianteiros e no volante, desenho exclusivo nos tapetes e detalhes coloridos nos painéis das portas e painel de bordo.

Calendário do Rally Dakar 2016

2 de Janeiro: Pódio de largada na Cidade de Buenos Aires
3 de Janeiro: Buenos Aires – Villa Carlos Paz
4 de Janeiro: Villa Carlos Paz – Termas do Rio Hondo
5 de Janeiro: Termas do Rio Hondo – Jujuy
6 de Janeiro: Jujuy
7 de Janeiro: Jujuy – Uyuni
8 de Janeiro: Uyuni
9 de Janeiro: Uyuni – Salta
10 de Janeiro: Dia de descanso em Salta
11 de Janeiro: Salta – Belém
12 de Janeiro: Belém
13 de Janeiro: Belém – La Rioja
14 de Janeiro: La Rioja – San Juan
15 de Janeiro: San Juan – Villa Carlos Paz
16 de Janeiro: Villa Carlos Paz – Rosário