Nacional de Estrada 2016: Renato Costa conquista título de cadetes

Nacional de Estrada 2016: Renato Costa conquista título de cadetes

A vitória do corredor barcelense começou a desenhar-se com pouco mais de metade dos 81,2 quilómetros de prova já deixados para trás.

286

Renato Costa (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) venceu hoje a prova de fundo para cadetes do Campeonato Nacional de Estrada, que decorre, até amanhã, em Vila Flor.

A vitória do corredor barcelense começou a desenhar-se com pouco mais de metade dos 81,2 quilómetros de prova já deixados para trás. Foi nesse altura que Renato Costa saiu do pelotão na companhia de Rafael Rita (BTT Loulé/BPI), em perseguição a Wilson Esperança (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

O trio juntou-se na frente e ganhou vantagem suficiente para discutir entre si a vitória. Na primeira abordagem à meta, Wilson Esperança teve um engano no percurso que o afastou dos dois colegas de aventura. Uns metros adiante, na subida em empedrado para a linha de meta, Renato Costa isolou-se no comando e nunca mais largou essa posição, nos 20 quilómetros que ainda faltavam para o final.

Renato Costa aproveitou o circuito final – o exigente traçado ontem usado no contra-relógio – para consolidar a vantagem. Chegou isolado, ao fim de 2h23m34s de corrida. Wilson Esperança deu-se melhor com o circuito final do que Rafael Rita e terminou na segunda posição, a 1m45s. Rita fechou o pódio a 2m24s.

“É uma experiência única vencer um campeonato nacional. Saímos os três do pelotão, a cerca de 40 quilómetros da meta. Entendemo-nos bem, mas na primeira passagem na meta consegui isolar-me e acabei por ganhar”, descreve o campeão nacional.

O Campeonato Nacional de Estrada termina neste Domingo, com a disputa de duas provas. Às 9h30, sai para a estrada o pelotão feminino. As corredoras de elite terão de cumprir 98 quilómetros, as júniores ficam-se pelos 78,4 quilómetros, as cadetes e as masters encerram o esforço aos 58,8 quilómetros. Às 14h00 arrancam os júniores para uma corrida de 123,5 quilómetros.

Classificação – Vila Flor – Vila Flor, 81,2 km

1º Renato Costa (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), 2h23m34s
2º Wilson Esperança (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 1m45s
3º Rafael Rita (BTT Loulé/BPI), a 2m24s
4º Miguel Sousa (CRC/Garbo/Vegas Cosmetics), a 2m29s
5º Pedro Silva (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), a 2m35s
6º Guilherme Mota (Marrazes/Gui/Breijinho/Bike Zone Leiria), a 2m42s
7º António Ferreira (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade), mt
8º Afonso Silva (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), mt
9º Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), mt
10º Hélder Gonçalves (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), mt