Red Bull X-Fighters 2017: Levi Sherwood fez história em Las Ventas

Red Bull X-Fighters 2017: Levi Sherwood fez história em Las Ventas

Levi Sherwood voou para a vitória, depois de ser o 1º piloto a fazer na perfeição uma sequência de dois duplos 'backflip', momento que foi considerado um marco histórico. Mais de 20 mil fãs acompanharam toda a acção

26

Levi Sherwood - Red Bull X-Fighters 2017 - Las VentasLas Ventas, em Madrid, confirmou este fim-de-semana o seu estatuto de catedral do Motocrosse Freestyle, com mais uma edição do Red Bull X-Fighters a mostrar novos caminhos para a evolução do desporto. O neozelandês Levi Sherwood voou para a vitória, depois de ser o primeiro piloto a fazer na perfeição uma sequência de dois duplos ‘backflip’, momento que foi considerado um marco histórico. Mais de 20 mil fãs acompanharam toda a acção.

Depois do francês Tom Pagès ter sido impedido – devido a uma lesão no ombro – de lutar pela sua quinta vitória consecutiva na praça de touros de Las Ventas, em Madrid, o caminho ficou aberto para a consagração de um dos mais jovens pilotos em competição. O neozelandês Levi Sherwood, 25 anos, dominou a noite mágica da 16ª edição do Red Bull X-Fighters – repetindo o triunfo de 2012.

Mas esta não se tratou de uma vitória qualquer, já que Sherwood arrasou na grande final com uma sequência de manobras nunca antes vistas. Depois de apresentar um impressionante ‘360 nac-nac’, o ‘rubber kid’ – como é conhecido no meio – foi ainda mais longe e voou literalmente para a manobra da noite: uma sequência de dois duplos ‘backflip’. E assim se fez história em Madrid, reforçando o seu estatuto de catedral do Motocrosse Freestyle.

“Já não vencia uma corrida do Red Bull X-Fighters há muito tempo e é muito bom voltar ao topo”, afirmou o piloto depois de abrir o champanhe.

Para atingir este patamar de perfeição, Sherwood fez um enorme esforço para reduzir o peso no ar – o que na prática se reflectiu em menos 16 kg (91 kg) na sua mota e 10 kg de peso corporal (63 kg).

“Estou muito empenhado em trilhar novos caminho na evolução do nosso desporto”, explicou depois desta conquista.

O australiano Josh Sheehan, em 2º lugar, e o japonês Taka Higashino, em 3º, completaram o pódio.

A praça de touros de Las Ventas foi transformada numa pista com 500 metros cúbicos de terra, três túneis de acesso e um total de nove saltos. Um trabalho que começou com a chegada de 120 camiões de terra, envolvendo uma equipa de cerca de 500 pessoas. A pista proporcionou manobras muito variadas a alturas impressionantes – alguns saltos chegaram mesmo a ultrapassar os 30 metros de comprimento e 15 de altura.

O Red Bull X-Fighters Madrid foi transmitido em directo na Red Bull TV e toda a acção pode ser revista em https://www.redbull.tv/live/AP-1RA7XRPK52111/red-bull-x-fighters.