Red Bull Rivals 2017: Depois da votação pública começa o período de...

Red Bull Rivals 2017: Depois da votação pública começa o período de espera

Conheça os atletas que estão de prontidão para o Red Bull Rivals 2017, uma competição de surf entre Portugal e Espanha, a realizar na Ericeira e em Mundaka

40

Concluída a votação do público, é finalmente conhecida a composição das equipas da primeira edição ibérica do Red Bull Rivals. Sob o comando de Tiago Pires, Portugal entra na batalha com uma formação muito equilibrada, composta por Tomás Fernandes (Local Hero), Vasco Ribeiro (Pro/AM), Henrique Pyrrait (Júnior), Mariana Rocha Assis (Girl) e Mica Lourenço (Weekend Warrior). O período de espera começa hoje (11 Janeiro), o que significa que a acção pode estar eminente.

Após o anúncio de Tiago Pires como Capitão de Equipa, e de Tomás Fernandes como Local Hero, faltava conhecer os restantes quatro elementos que vão vestir as cores nacionais na primeira edição ibérica do Red Bull Rivals. Depois do sucesso da fase de inscrições – com cerca de 21 mil participantes dos dois lados da fronteira – o público foi desafiado durante cerca de um mês e manifestou-se com grande entusiasmo na eleição das várias categorias (26 mil votos contabilizados).

Tiago Pires mostra-se confiante em relação aos atletas que o vão acompanhar neste original desafio.

“Temos uma boa equipa e a principal nota é mesmo o equilíbrio – metade são goofies, metade são regulares. Acredito que temos boas condições para lutar pela vitória e é esse o espírito que quero incutir! Neste momento estou a estudar os nossos adversários, conheço metade da equipa espanhola e reconheço que há também surfistas de qualidade. Estou certo que vamos ter um duelo muito disputado”.

Na categoria Pro/AM o eleito é um dos mais cotados surfistas profissionais lusos – Vasco Ribeiro. O Campeão do Mundo de Júniores de 2015 mostra “um grande orgulho em integrar uma equipa muito forte e talentosa”. O júnior de serviço vai ser Henrique Pyrrait, um atleta que nasceu em São Miguel, nos Açores, mas que cresceu e se afirmou nas ondas da Ericeira.

“Ter a oportunidade de surfar ao lado do ‘Saca’ e do Vasco Ribeiro é um sonho tornado realidade. Sempre segui o percurso dos dois e agora posso finalmente estar ao lado deles a lutar por um objectivo”.

Mais um nome conhecido da Ericeira, Mica Lourenço foi eleito o ‘Weekend Warrior’. Amigo de longa data de Tiago Pires, Mica deixou o surf profissional em 2005 para se dedicar ao fabrico de pranchas. Desde então mantém uma prática regular fora das competições, regressando agora para esta aventura.

Já Mariana Rocha Assis, a mulher da equipa, conhece bem a sua adversária do lado espanhol – Ariane Torres – mas acredita que o conjunto pode mesmo vencer.

“Conheço bem a Ariane, de quem sou grande amiga e sei que ela está muito forte, pois acaba de regressar da Austrália com o terceiro lugar no Mundial de Júniores. Mas estou motivada para dar tudo por tudo dentro de água e juntos vamos fazer a diferença”.

Do lado espanhol a equipa é constituída por Aritz Aranburu (Capitão), Illán Urkía (Local Hero), Gony Zubizaneta (Pro/AM), Luís Díaz Urrejola (Júnior), Ariane Ochoa Torres (Girl) e Eneko Merino (Weekend Warrior).

Os Teams de Portugal e Espanha estão a partir de hoje de prevenção (11 de Janeiro), com o início do período de espera. A chamada é feita com sete dias de antecedência e pode acontecer a qualquer momento. Ribeira D’Ilhas – na Ericeira – é o destino do lado de cá da fronteira, enquanto Mundaka – no País Basco – será o palco espanhol do Red Bull Rivals.

Red Bull Rivals

* Período de espera a partir de 11 de janeiro de 2017
* Call dos atletas 7 dias antes da competição
* Final call 72 horas antes da competição

Team Portugal
* Tiago ‘Saca’ Pires – CAPITÃO
* Vasco Ribeiro – PRO/AM
* Henrique Pyrrait – JUNIOR
* Mariana Rocha Assis – GIRL
* Mica Lourenço – WEEKEND WARRIOR
* Tomás Fernandes – LOCAL HERO