Red Bull Cliff Diving: Próximo destino é a Ponte de Mostar, na...

Red Bull Cliff Diving: Próximo destino é a Ponte de Mostar, na Bósnia-Herzegovina

132

Depois do verdadeiro regresso às origens vivido por terras açorianas, o Red Bull Cliff Diving World Series visita no próximo dia 15 de Agosto um local de culto da modalidade numa estreia absoluta do calendário deste ano: Mostar, na Bósnia Herzegovina. Os saltos vão ser feitos a partir da ponte velha, um ícone da região destruído durante a guerra dos Balcãs e recuperada em 2004. Caso continue a sua senda de vitórias, Gary Hunt pode sagrar-se aqui Campeão.

Assinalando a passagem para os ambientes humanizados, em contraste com o autêntico regresso à origens vivido nos Açores, o Red Bull Cliff Diving World Series viaja no próximo dia 15 de Agosto até à Bósnia Herzegovina. Trata-se de uma estreia absoluta no calendário de 2015, com toda a acção a decorrer num dos locais mais icónicos da modalidade – Mostar.

Dentro do imaginário do Cliff Diving existem vários pontos à volta do globo que são equiparados à ‘Meca’ da modalidade. Mostar é certamente um deles, apresentando um enquadramento único. Desta vez a competição estará reservada aos homens, com a plataforma montada a 27 metros de altura na ponte velha da cidade. Classificada pela UNESCO como património mundial da humanidade, esta ponte do século XVI feita em pedra foi parcialmente destruída durante a Guerra dos Balcãs (1993), recuperando anos mais tarde toda a sua beleza.

Do ponto de vista desportivo, o britânico Gary Hunt – vencedor das cinco etapas disputadas até ao momento – promete continuar a senda de vitórias.

Estou a viver um sonho incrível, nunca pensei que fosse possível ir tão longe… Cinco vitórias em cinco etapas é algo que me deixa sem palavras. Sei que o título está ao virar da esquina, mas matematicamente ainda faltam três etapas para o fim do circuito e tudo pode ainda acontecer”.