Red Bull Cliff Diving: Competição quente em Cartagena

Red Bull Cliff Diving: Competição quente em Cartagena

26

A época de 2015 do Red Bull Cliff Diving World Series arrancou este fim-de-semana em Cartagena (Colômbia), com os melhores atletas do mundo a mostrarem manobras de cortar a respiração em ambiente urbano. Numa competição intensa, o actual Campeão do Mundo dominou, deixando no entanto espaço para algum brilho do herói local Orlando Duque. A acção foi seguida por mais de 30 mil espectadores.

Red Bull Cliff Diving 2015 - Colômbia - PódioA sexta época do Red Bull Cliff Diving World Series arrancou no último fim-de-semana em Cartagena, na costa colombiana, proporcionando aos melhores atletas do mundo um arranque inédito em ambiente urbano. O Centro de Congressos desta cidade foi assim transformado para receber a plataforma de 27 metros de altura, a partir da qual se realizaram os mais complexos e criativos saltos.

Com mais de 30 mil espectadores a assistir, a festa celebrou não apenas a estreia da competição nestas paragens, mas também o carisma de uma lenda viva da modalidade. Orlando Duque, de 41 anos, dispensa apresentações e contou desta vez com uma motivação extra que acabou por dar os seus frutos: sem conseguir lutar pela vitória, acabou num motivador terceiro lugar, que representa uma das suas melhores estreias dos últimos anos.

Senti-me aqui como uma estrela de rock com o apoio do público e estou feliz por ter terminado no pódio, sei que esta época vai ser boa para mim”.

No final os louros foram para o britânico Gary Hunt, o Tetra Campeão do Mundo que continua imparável no que respeita ao nível de dificuldade e perfeição dos seus saltos.

Estou satisfeito porque consegui lidar bem com a pressão e saltar com confiança, pois treinei para isso. A estratégia de escolher o meu triplo mortal com quatro piruetas como o primeiro salto opcional também resultou o que me deu mais confiança”.

O norte-americano David Culturi esteve também em destaque com o segundo lugar do pódio, graças à sua melhor prestação de sempre no circuito.

Sinto-me agora no topo do mundo e acho que esta vai ser a minha época”.

O Red Bull Cliff Diving World Series viaja agora até La Rochelle (França), para a 2ª etapa, em meados de Maio. Portugal continua no mapa, com a competição a regressar ao ilhéu de Vila Franca do Campo (Açores) em Julho.

Classificação na Colômbia

1º Gary Hunt (UK)
2º David Culturi (EUA)
3º Orlando Duque (COL)
4º Blake Aldridge (UK)
5º Andy Jones (UK)
6º Artem Silchenko (RUS)
7º Miguel Garcia (COL)
8º Sergio Guzman (MEX)
9º Jorge Ferzuli (MEX)
10º Christian Arayon (COL)