Red Bull Cliff Diving 2017: Surpresas latino-americanas nos Açores

Red Bull Cliff Diving 2017: Surpresas latino-americanas nos Açores

Primeira vitória no circuito para a mexicana Adriana Jimenez e o regresso ao topo de uma lenda da modalidade – o colombiano Orlando Duque, que não vencia há quatro anos

47

Red Bull Cliff Diving 2017 - Açores - VencedoresNo encerramento da segunda etapa de 2017 do Red Bull Cliff Diving World Series a festa foi latino-americana. O desfecho das finais disputadas hoje no ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, não podia ter sido mais inesperado, com a primeira vitória no circuito para a mexicana Adriana Jimenez e o regresso ao topo de uma lenda da modalidade – o colombiano Orlando Duque, que não vencia há quatro anos. A competição tem desde já a sua continuidade assegurada para 2018, no mesmo cenário de sempre.

Os Açores confirmaram, pelo sexto ano consecutivo, o seu estatuto de paraíso dos saltos para a água de grande altura, com a segunda etapa desde ano do calendário do Red Bull Cliff Diving World Series a proporcionar a 22 atletas de 9 países uma experiência em condições próximas da perfeição. Durante todo o fim-de-semana (8 e 9 de Julho), o vento fraco e a ondulação suave garantiram um espectáculo único – com manobras de cortar a respiração a partir de alturas de 21 e 27 metros.

A jornada foi rica em surpresas e muito animada do ponto de vista desportivo, com os campeões em título – Gary Hunt e Rhiannan Iffland – a começarem no fim da tabela para logo de seguida empreenderem um louvável esforço até aos lugares cimeiros. No entanto, os verdadeiros protagonistas tiveram motivos ainda mais fortes para celebrar – a começar pelo veterano Orlando Duque, que subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez desde 2013.

O colombiano de 42 anos, considerado o grande embaixador desde desporto nascido há 250 anos no Havai, venceu assim pela primeira vez nos Açores.

“Competi em todas as etapas disputadas neste incrível cenário, mas faltava-me uma vitória. Finalmente consegui lá chegar! É um resultado que me motiva muito, inclusivamente a acreditar que posso chegar outra vez a um título que já venci em 2009”.

Os lugares de honra foram encerrados, respectivamente, pelo norte-americano Steven LoBue e pelo britânico Gary Hunt. Este último mantém a liderança do ranking do Red Bull Cliff Diving World Series 2017, com uma escassa vantagem sobre Duque.

Os resultados também foram inesperados nos femininos, com a mexicana Adriana Jimenez a conquistar a primeira vitória da sua carreira no circuito mundial.

“Estou sem palavras e muito grata por aquilo que alcancei aqui hoje. Ainda estou a recuperar de uma lesão que contraí na última etapa, não esperava ir tão longe”.

O pódio ficou completo com a australiana Helena Merten e a alemã Anna Bader. Já no que respeita às contas do título, a australiana Rhiannan Iffland mantém-se no comando.

Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo dos Açores, confirmou no encerramento da etapa a continuidade da competição por terras açorianas em 2018.

A acção das finais foi transmitida em directo na Red Bull TV, podendo agora ser revista em https://www.redbull.tv/live/AP-1RZDU6T5W2111/red-bull-cliff-diving-world-series.

Depois dos Açores, o Red Bull Cliff Diving World Series viaja dentro de duas semanas (22/23 Julho) até Itália, para a terceira etapa na estância balnear de Polignano a Mare.



Classificação Geral do Red Bull Cliff Diving 2017

Masculinos (após 2 Etapas)
1º Gary Hunt (GBR), 330 pts
2º Orlando Duque (COL), 310
3º Blake Aldridge (UK), 220
4º Steven LoBue (EUA), 190
5º Jonathan Paredes (MEX), 180
6º Andy Jones (EUA), 170
7º Kris Kolanus (POL), 130
8º David Colturi (EUA), 120
9º Kyle Mitrione (Wildcard – EUA), 90
10º Sergio Guzman (EUA), 58

Femininos (após 2 Etapas)
1º Rhiannan Iffland (AUS), 290 pts
2º Ginger Huber (EUA), 270
3º Adriana Jimenez (MEX), 250
4º Helena Merten (AUS), 230
5º Yana Nestsiarava (Wildcard – BLR), 160
5º Tara Hyer-Tira (Wildcard – EUA), 160
7º Ana Bader (GER), 130
8º Cesilie Carlton (EUA), 120