Red Bull Air Race: Paul Bonhomme vence em Ascot e está mais...

Red Bull Air Race: Paul Bonhomme vence em Ascot e está mais perto do título

37

Para delírio de mais de 40 mil espectadores, a Red Bull Air Race World Championship regressou ao Reino Unido no último fim-de-semana, transformando por completo um cenário que é habitualmente palco das mais famosas corridas de cavalos do planeta. Em Ascot, o piloto da casa Paul Bonhomme foi rei e senhor, conquistando a terceira vitória da época – uma prestação que o coloca agora mais próximo do título.

Pelo segundo ano consecutivo, o cenário das mais famosas corridas de cavalos do planeta foi aproveitado para receber a Red Bull Air Race World Championship, com mais de 40 mil espectadores a mostrarem em Ascot – nos arredores de Londres – toda a popularidade e entusiasmo pela mais importante competição aérea da actualidade. Uma sucessão de 12 pórticos insufláveis com 25 metros de altura delimitou a pista onde os melhores ases dos ares mostraram toda a sua perícia, a velocidades próximas dos 400 quilómetros por hora.

A quinta etapa do calendário acabou por recompensar o público local, que teve oportunidade de assistir à terceira vitória da época de Paul Bonhomme – um dos mais carismáticos e bem sucedidos pilotos de todos os tempos.

Esta foi uma vitória da nossa equipa, sem todo o trabalho conjunto tal não teria sido possível. Eu sou apenas o piloto e limito-me a apontar o avião para a melhor trajectória. Foi um dia duro, mas o desfecho compensou todos os esforços”.

Bonhomme manteve-se assim invicto em Ascot, onde também venceu no ano passado, amealhando preciosos pontos num campeonato onde é neste momento o mais sério candidato ao título. Em contraposição, o seu compatriota e actual detentor do título Nigel Lamb, não foi além da quinta posição – comprometendo as suas aspirações no que respeita à renovação do mesmo.

O australiano Matt Hall voltou a afirmar a sua determinação em pertencer ao clube dos mais rápidos, depois de conseguir em Ascot mais um segundo lugar. O pódio ficou completo com o nipónico Yoshihide Moroya, um piloto mais habituado aos lugares do fim da tabela que acabou por causar sensação.

A Red Bull Air Race World Championship viaja no início de Setembro (dias 5 e 6) até à Áustria, aproveitando as estruturas da pista de F1 de Spielberg para a sexta etapa da temporada.

Ranking após 5 etapas

1. Paul Bonhomme (GBR), 46 pontos
2. Matt Hall (AUS), 38
3. Hannes Arch (AUT), 30
4. Martin Sonka (CZ), 18
5. Nigel Lamb (GBR), 17
6. Pete McLeod (CAN), 14
7. Matthias Dolderer (GER), 12
8. Yoshihide Moroya (JAP), 11
9. Nicolas Ivanoff (FR), 11
10. Michael Goulian (EUA), 8

Próximas provas

* Áustria (Spielberg): 5 e 6 Setembro
* Estados Unidos da América (Fort Worth – Texas): 26 e 27 Setembro
* Estados Unidos da América (Las Vegas): 17 e 18 Outubro