Red Bull Air Race 2016: Matthias Dolderer venceu a tempestade no Danúbio

Red Bull Air Race 2016: Matthias Dolderer venceu a tempestade no Danúbio

Neste cenário de tempestade, o programa teve de ser encurtado, acabando por ser declarado vencedor o alemão Matthias Dolderer, que reforçou a sua liderança.

151

As condições climatéricas desfavoráveis condicionaram no último fim-de-semana (16 e 17 de Julho) a quarta etapa da Red Bull Air Race World Championship, disputada sobre as águas do rio Danúbio, em Budapeste. Neste cenário de tempestade, o programa teve de ser encurtado, acabando por ser declarado vencedor o alemão Matthias Dolderer – que reforçou assim a sua liderança no campeonato.

Budapeste é a mais antiga etapa da Red Bull Air Race World Championship, estando por isso intimamente relacionada com a sua própria história, que remonta ao ano de 2003. No último fim-de-semana (16 e 17 de Julho), os melhores pilotos da aviação desportiva voltaram a voar com a máxima intensidade sobre as águas do rio Danúbio, com um arranque emblemático por baixo da ponte das correntes.

É sempre com enorme expectativa que se vive a passagem por Budapeste, mas desta vez a quarta etapa do mundial acabou por ser grandemente condicionada pelas condições climatéricas. O primeiro dia da competição, onde estavam previstas sessões de treinos e qualificações, acabou mesmo por ser cancelado devido à chuva forte e vento. Com o cinzento ainda a dominar a paisagem, os aviões acabaram por se fazer à pista no Domingo. Ainda assim, não foi possível cumprir todo o programa, uma vez que não existiram condições para a realização da grande final.

De acordo com os regulamentos da Federação Internacional de Aeronáutica (FAI), entidade que tutela internacionalmente o desporto aéreo, a classificação acabou por ser atribuída de acordo com os tempos na ronda que mobilizou os oito melhores pilotos. O alemão Matthias Dolderer foi declarado vencedor, conquistando a sua segunda vitória da época, o que lhe permitiu reforçar a liderança no Ranking.

“Este foi um fim-de-semana de loucos! Depois do meu primeiro voo pensei que estava com pouco andamento, mas depois melhorei. Estou muito feliz com esta vitória, é o resultado de um grande esforço de preparação na pré-época”.

O austríaco Hannes Arch e o australiano Matt Hall encerraram o pódio em Budapeste. Agora é altura de cerca de um mês de pausa, regressando a competição a Ascot, no Reino Unido, a 13 e 14 de Agosto.

Todas as etapas da Red Bull Air Race World Championship 2016 são transmitidas em directo para todo o mundo na Red Bull TV (www.redbull.tv) com acesso gratuito através das mais diversas plataformas.

Classificação Geral do Red Bull Air Race 2016 (após 4 etapas)

1º Matthias Dolderer (GER), 41.25 pts
2º Hannes Arch (AUT), 26.00
3º Kirby Chambliss (EUA), 25.25
4º Yoshihide Muroya (JAP), 22.50
5º Nicolas Ivanoff (FRA), 22.00
6º Nigel Lamb (GB), 19.75
7º Matt Hall (AUS), 18.75
8º Martin Sonka (CZE), 14.00
9º Pete McLeod (CAN), 12.50
10º François Le Vot (FRA), 10.00

Próximas provas do Red Bull Air Race 2016

* Grã-Bretanha (Ascot) – 13 e 14 Agosto
* Alemanha (Lausitzring) – 3 e 4 Setembro
* Estados Unidos da América (Indianapolis – Indiana) – 1 e 2 Outubro
* Estados Unidos da América (Las Vegas – Nevada) – 15 e 16 Outubro