Red Bull Air Race 2016: Competição regressa à Ponte das Correntes em...

Red Bull Air Race 2016: Competição regressa à Ponte das Correntes em Budapeste

De todas as etapas do calendário da RB Air Race, Budapeste ocupa um lugar especial. É a única onde os pilotos começam voando por baixo de uma ponte.

191

Depois do Médio Oriente, das paisagens verdes da Áustria e da costa do Japão, a quarta etapa da Red Bull Air Race World Championship viaja no próximo fim-de-semana (dias 16 e 17 de Julho) até Budapeste (Hungria). Trata-se do mais emblemático clássico do calendário, com partida da famosa Ponte das Correntes e uma vasta multidão ao longo das margens do Danúbio. O alemão Matthias Dolderer lidera.

De todas as etapas que actualmente compõem o calendário da Red Bull Air Race World Championship, sem dúvida que Budapeste ocupa um lugar especial. E isto não apenas por ser hoje a mais antiga das corridas do circuito mundial, criado em 2003. A Capital húngara é a única onde os pilotos começam a competição a voar por baixo de uma ponte, a famosa Ponte das Correntes.

No próximo fim-de-semana (16 e 17 de Julho) esperam-se muitos milhares de espectadores (em alguns anos foram superados um milhão de espectadores) ao longo das margens do rio Danúbio para assistir a uma corrida particularmente rápida, disputada num cenário de rara beleza.

Até ao momento estão disputadas três etapas da época de 2016, um ano de grandes mudanças marcado pelo abandono de vários pesos pesados da aviação desportiva – com especial destaque para o britânico Paul Bonhomme, o único que conseguiu vencer o título mundial por três vezes.

Neste cenário, têm sido vários os nomes a emergir, num misto de confirmações e de novos talentos. O francês Nicolas Ivanoff foi o primeiro a vencer, na abertura nos Emiratos Árabes Unidos. Seguiu-se o alemão Matthias Dolderer, que venceu na Áustria. Finalmente, no Japão foi a vez do piloto local Yoshihide Muroya alcançar o seu primeiro pódio.

Dolderer chega a Budapeste na condição de líder mas, como se vê, esta está a ser uma das temporadas mais animadas de sempre da competição, sendo ainda cedo para saber quem são os favoritos para o título de 2016.

Todas as etapas da Red Bull Air Race World Championship são transmitidas em directo para todo o mundo na Red Bull TV (www.redbull.tv) com acesso gratuito através das mais diversas plataformas.

Classificação Geral do Red Bull Air Race 2016 (após 3 Etapas)

1º Matthias Dolderer (GER), 30 pts
2º Kirby Chambliss (EUA), 20
3º Nicolas Ivanoff (FRA), 19
4º Yoshihide Muroya (JAP), 18
5º Hannes Arch (AUT), 17
6º Nigel Lamb (GB), 16
7º Martin Sonka (CZE), 14
8º Matt Hall (AUS), 12
9º Pete McLeod (CAN), 11
10º François Le Vot (FRA), 10

PARTILHAR